sexta-feira, 7 de março de 2014

3 solos de guitarra memoráveis dos últimos anos

Em tempos de poucos solos de guitarras memoráveis, vou direito ao ponto, selecionei três solos dos últimos anos chamaram minha atenção

É lógico que tem vários outros solos de guitarra sensacionais, mas acompanhem meu raciocínio, escutem as músicas e talvez vocês entendam o porquê de eu ter selecionados esses.

John Mayer - Gravity
Tem quem acuse (com certa razão) o John Mayer de ser um baladeiro de quinta categoria. Todavia, fato é que ele é um ótimo guitarrista. Na música em questão, John Mayer se esquiva dos trejeitos herdados do Stevie Ray Vaughan e apresenta um solo bastante melódico, com dinâmica crescente e um dos melhores timbres de stratocaster que eu já escutei. Tudo isso numa canção pop açucarada. Para o blues ele pode não ser grande coisa, mas para o pop atual ele é ótimo.
Obs: Me refiro ao solo final.

Steven Wilson - Drive Home
Steven Wilson reuniu o que há de mais melódico no rock progressivo e jogou tudo numa única faixa. Para o solo de guitarra, chamou ninguém menos que Guthrie Govan, um dos guitarrista mais talentosos da atualidade. Não dá para negar a influência do David Gilmour. Majestoso!

Wilco - Impossible Germany
O que mais gosto neste solo é que ele não se parece com nada que eu tenha escutado antes. Talvez tenha um pouco do fraseado "mastigado" do Neil Young. Todavia, Nels Cline tem uma técnica/abordagem diferente, pouco usual na escolha das notas, além de timbre cortante. A melodia flui com naturalidade enquanto as outras guitarras formam um belo contraponto. Isso tudo em cima de uma excelente canção como um todo. Genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário