segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Prince (And The Revolution) - Purple Rain (1984)

1980 foi a década da música POP (com letras garrafais). Não por acaso tem quem chame de "a década perdida". Bobagem! Em meio a muitas porcarias, tiveram também trabalhos sensacionais lançados por Michael Jackson, Madonna, Wham!, Duran Duran, Human League, Pet Shop Boys, dentre outros. Todavia, quem reinou com méritos artísticos e comercias - para desespero dos "monarcas do POP" - foi o Prince, que lançou o clássico Purple Rain (1984).


Servindo de trilha sonora para o filme homônimo, Purple Rain consegue ser inventivo e acessível. Ele é o sexto trabalho do enigmático artista, sendo o primeiro com uma banda de apoio, nomeada The Revolution, que continha a guitarrista Wendy Melvoin e a pianista Lisa Coleman. Anteriormente, exceto rara exceções, Prince gravara todos os instrumentos de seus discos. Tal parceria com outros músicos resultou em momentos instrumentais incríveis, vide a quase progressiva "Take Me With U".

O álbum é o retrato sonoro de Minneapolis, ou seja, uma ampla fusão que percorre pelo R&B, funk, rock, synthpop e new wave. Elementos eletrônicos extraídos de sintetizadores e bateria programada se misturam com timbres orgânicos, dando uma sensação psicodelicamente retrofuturista. "Computer Blue" - com direito a virtuoso solo de guitarra - talvez seja o maior exemplo disso.

O apelo melódico de "The Beautiful Ones" e o arranjo ousado de "When Doves Cry" - que propõem um groove interessante mesmo abrindo mão de uma linha de baixo, além de conter ótimas passagens de guitarra -, fazem das faixas obrigatórias numa trilha sonora da década de 1980.

Em meio a aura épica do disco, a contagiante "Let's Go Crazy" e a super balada "Purple Rain" - com mais um belo solo de guitarra - atingiram todas as faixas sociais e etárias. São exemplos de música POP elevada a última consequência. Nem mesmo a obscena "Darling Nikki" impediu as crianças de serem contaminadas pela obra, embora a censura tenha trabalhado para isso. 

Vendas altíssimas e aclamação da crítica cercam Purple Rain décadas após seu lançamento. Se POP bom é aquele que sobrevive ao tempo, então o disco passou no teste com folga.

Um comentário:

  1. Na minha opinião, o maior álbum da música pop em todos os tempos. Obrigado por tudo, Prince! R.I.P.!

    ResponderExcluir