segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Portishead - Dummy (1994)

No começo da década de 1990, em meio a efervescente cena da música eletrônica e a degringolada economia inglesa, a vocalista Beth Gibbons e o produtor/instrumentista/DJ Geoff Barrow popularizaram uma nova vertente musical que começava a chamar atenção através do Massive Attack. Me refiro ao trip hop, estilo natural de Bristol. Dummy (1994), o álbum de estreia do Portishead, praticamente definiu a sonoridade do gênero.


Com climas atmosféricos, timbres vintages, produção moderna e composições que transitam entre o jazz, ambient, hip hop, rock progressivo e trilha sonora de filme noir, o grupo criou uma envolvente, introspectiva e sexual ambientação para dias cinzentos.

"Mysterons" abre o disco com um beat inteligente (espetacular timbre de caixa), scratches e melodia sorrateira de theremin. Tudo isso coberto pela voz aparentemente frágil da Beth Gibbons.

Não tem como passar indiferente pelo rico arranjo de "Sour Times", dona de uma atmosfera tanto de filme western quanto detetivesco.

A melodia de "Strangers" é ressaltada via seu beat martelante (quase boom bap) e interseções instrumentais que mais parecem colagens. A interpretação da Beth Gibbons é maravilhosa.

Vale ainda destacar a ternura aconchegante de "It Could Be Sweet"; o cruzamento com o jazz e o rap em "Wandering Star"; o hammond da quase sinfônica "It's A Fire; a densidade intensa, cinza e urbana de "Numb"; a melancolia de "Roads"; e a produção esquizofrênica/criativa de "Biscuit".

Embora com tantas grandes canções, foi mesmo a clássica "Glory Box" que ficou mais conhecida. Suas guitarras angustiantes, sample de Isaac Hayes, groove sensual e letra amargurada fez do trip hop um estilo popular.

O disco agradou público e crítica, resultando em vendas altíssimas e diversos prêmios. A banda, embora com lançamentos esporádicos, manteve o nível elevado nos trabalhos posteriores. Todavia, foi o Dummy que certamente colocou o grupo entre os grandes nomes da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário