sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Minor Threat - Out Of Step (1984)

Poucas cenas foram tão efervescentes e influentes em tão curto espaço de tempo quanto a geração punk/hardcore oriunda de Washington DC. Ao lado do Bad Brains e do Rites of Spring, o Minor Threat surgiu se contrapondo aos abusos niilistas constantemente difundido no rock (na verdade, pela industria da música no geral). Nascia a cultura Straight Edge.


Lançado pela Dischord, importante selo do Ian McKaye (vocalista e líder intelectual da cena hardcore), Out Of Step (1984) é o único álbum full do Minor Threat (antes foram lançados apenas EPs de 7 polegadas, posteriormente compilados). Foi mais que o suficiente para a banda criar toda uma escola musical e ideológica.

Da velocidade sônica de músicas como "Betray" e "It Follows", passando pelas guitarras ásperas de "Think Again", tudo soa explosivamente coeso, ainda que coberto por berros de ordem e tropeços técnicos. As letras aproximam o ouvinte do cotidiano, colocando cada indivíduo no centro das lutas sociais.

Se os Ramones cheiravam cola e os Sex Pistols representavam a destruição de tudo e todos, o Minor Threat se colocava do lado oposto com a clássica "Out Of Step", dizendo não as drogas e até mesmo a banalização do sexo, para eles, uma forma de alienação. Se o "puritanismo" não agradava a todos da cena, musicalmente a banda compensava com pedradas sonoras, vide "Sob Story".

Influenciando do Nirvana, passando pelo post-hardcore e a geração Verdurada, o punk rock poucas vezes foi tão inteligente quanto aqui. Ian McKaye deu continuidade a seus mandamentos através do Fugazi, mas o Minor Threat e seu emblemático disco continua sendo o predileto entre os fãs de hardcore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário