terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TEM QUE OUVIR: Siouxsie And The Banshees - The Scream (1978)

The Scream (1978), disco de estreia da Siouxsie And The Banshees, é uma obra inclassificável. Pode ser colocado dentro da cena punk rock inglesa, embora não seja um disco de sonoridade propriamente punk. Chamar de new wave ou rock gótico (dark) também é possível, embora nenhum dos estilos propriamente existisse. Sendo assim, ao invés de procurar um rótulo, é preferível admirar a beleza angustiante deste álbum.


Ficar de frente com a Sioux é deslumbrar o mórbido. Sua presença misteriosa, coberta por uma maquiagem fúnebre, cabelos escuros e palidez estereotipada, causou uma verdadeira revolução física nos anos seguintes, tornando-a ainda hoje uma das personagens mais influentes do rock. Mas de nada adiantaria todo esse conceito visual se a música também não trouxesse uma proposta interessante. E é justamente isso que encontramos nas faixas do The Scream. 

Em meio ao esporro punk rock da divertida "Carcass", a banda sepulta o estilo na doentia/barulhenta "Jigsaw Feeling". O arranjo soturno de "Overground" dita o ritmo febril do disco. O grupo explora constantemente o peso instrumental, sem abrir mão de melodias obscuras, oferecidas em grande parte pelo baixista Steve Severin, vide a ótima "Suruban Relapse". Instrumentalmente, é preciso também destacar a bateria tribal (tocada como se estive a serviço de um ritual pagão) do Kenny Morris, vide por exemplo "Metal Postcard (Mittageisen)". É o motorik transcendendo o krautrock.

Em meio a este caldeirão de músicas perturbadoras, sobrou até mesmo pra "Helter Skelter" (aquela mesmo dos Beatles) ganhar um arranjo ainda mais sinistro, muito por conta das guitarras estridentes do John McKay.

É preciso reconhecer que Siouxsie Sioux não era apenas a performática personagem na linha de frente da banda. Além de bem relacionada dentro da cena musical inglesa, sua interpretação teatral na épica "Switch" e seu timbre particular na nervosa "Nicotine Stain" muito agregavam para a sonoridade do grupo.

Com produção obscura e abrasiva do Steve Lillywhite, The Scream fez sucesso e abriu as portas para sons que podiam ser angustiantes e acessíveis ao mesmo tempo. Tais sons continuam a ecoar por diversas casas noturnas nos porões das metrópoles e a influenciar bandas do cenário alternativo.

Um comentário:

  1. Olá,

    Criei essa página com o intuito de reunir o maior número de fãs brasileiros da nossa grande Siouxsie:

    https://www.facebook.com/SiouxsieBrasil

    Conto com a sua colaboração! (:

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