segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

TEM QUE OUVIR: The Beatles - Please Please Me (1963)

Parece mentira, mas Please Please Me (1963), disco de estreia dos Beatles, comemora meio século de existência. Embora o álbum esteja longe de ser o mais criativo e representativo do quarteto de Liverpool, só o fato dele juntar pela primeira vez um punhado de canções executadas por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, sob supervisão do também lendário George Martin, já faz com que ele seja item fundamental em sua discoteca.


O álbum é resultado do crescente sucesso que o grupo havia conseguido até então através de seus shows no Cavern Club e de seus quatro primeiros singles, todos inclusos neste álbum. São eles: "Love Me Do" (ainda hoje uma da melhores e mais emblemáticas faixas do quarteto, embora de simplicidade chocante), "P.S. I Love You" (das menos inspiradas do disco), "Please Please Me" (dona daquela inocência típica do começo do grupo) e "Ask Me Why" (balada que derreteu o coração de muita garota durante a beatlemania).

Em meio a altos e baixos, o disco guarda nas mangas boas faixas como a rockeira "Boys", a energética "I Saw Her Standing There" (tremenda performance vocal!), a jovial "Misery" e a melódica "A Taste Of Honey". Vale um destaque também para as aberturas vocais em "Chains", canção de autoria de uma ainda pouco conhecida Carole King.

Mas a mais visceral de todas é "Twist And Shout", que conseguiu capturar a essência do grupo. São incontáveis os músicos que se dizem influenciados pela canção, de Ozzy Osbourne passando por Lemmy e Alice Cooper.

Gravado em pouco mais de 9 horas e já apresentando 8 dobradinha de Lennon/McCartney, Please Please Me é o primeiro ato de um grupo que iria evoluir inacreditavelmente e quebrar diversos parâmetros da música popular mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário