sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Meus riffs prediletos - Parte II

Sem conversa fiada, dando sequência aos "Meus riffs prediletos".

Obs: esse post vai ter uma parte III e, se bobear, uma parte IV.

Neil Young - Hey Hey My My
Quando executada ao vivo, "Hey Hey My My" vira uma avalanche de simplicidade encantadora em sua imundice caipira. Neil Young é um baita guitarrista.

Jimi Hendrix - Manic Depression
Provoquei os fãs de Hendrix quando disse que "Rice Pudding" (Jeff Beck) era tudo que o Jimi Hendrix queria ter feito, mas a verdade é que o lendário guitarrista americano é também um mestre dos riffs (óbvio, não precisa nem dizer), vide a poderosa (e em 3/4) "Manic Depression".

UFO - Rock Bottom
O hard rock é um estilo que prima por bons riffs, sendo assim, Michael Schenker, o melhor guitarrista do estilo (Page, Blackmore, EVH e os irmão Young correm por fora) tinha que marcar presença.

Grand Funk Railroad - Got Got This Thing On The Move
Exemplo perfeito de que uma execução raivosa, somada a crueza do timbre, pode dar força para uma ideia melodicamente simples. Riff dobrado impecavelmente pelo baixo.

Rush - Anthem
Quem disse que o rock progressivo não pode ter bons riffs? Quebradeira rítmica e pegada avassaladora.

Thin Lizzy - Jailbreak
Combinação simples de acordes que soam consistentes feito uma muralhada. Execução perfeita em cima de uma composição fantástica.

Al Di Meola - Rave With Devil Os Spanish Highway
A ideia melódica começa com o baixo, ganha corpo com a guitarra e deságua numa sequência de notas tocadas numa velocidade sufocante. Jazz rock de primeira grandeza.

Slayer - Angel Of Death
Brutalmente melódico, por mais inacreditável que isso possa ser, partindo do pressuposto que estamos falando da banda mais pesada do mundo. Um esporro inacreditável que libera adrenalina a cada nova audição.

Steve Vai - Erotic Nightmares
Detratores dos guitarristas virtuoses preferem virar as costas para riffs espetaculares como esse. Sensatos são os que conseguem enxergar a intensidade da composição. [1]

Nirvana - In Bloom
Detratores dos guitarristas tecnicamente limitados preferem virar as costas para riffs espetaculares como esse. Sensatos são os que conseguem enxergar a intensidade de composição. [2]

Red Hot Chili Peppers - Suck My Kiss
Quando o RHCP não era uma banda coxinha e soava explosiva, lisérgica e funkeada. A guitarra do Frusciante ganha ainda mais força quando executada junto com essa que é (ou era) uma das grandes cozinhas do rock.

Alice In Chains - We Die Young
Jerry Cantrell é o discípulo direto dos riffs mórbidos e pesados do Tony Iommi. Essa é apenas uma de tantas amostras disponíveis em sua discografia.

Dream Theater - Lie
A primeira vez que ouvi uma guitarra de 7 cordas. Pesado.

Lamb Of God - Laid To Rest
Bons riffs nunca morrem, Lamb Of God é a prova viva disso. É um mais acachapante que o outro.

Barão Vermelho - Lente
E mais uma vez encerro o post com um belo riff brazuca. Fase em que o Frejat começou a ganhar ainda mais liderança na banda.
Não encontrei a música "Lente" no YouTube. Compre o disco "Carnaval" e escute (é sério, em feira de vinil é fácil encontrar jogado por 5 mangos. Vale a pena. É discão!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário