domingo, 17 de novembro de 2013

Momentos musicais no cinema com trilhas não originais

Sabe aquele momento de um filme em que toca uma música já existente (ou seja, uma música não feita exclusivamente para o filme)? Pois então, trago aqui meus momentos prediletos (sem pensar muito) dentro desta proposta. 

Aqui vale já lembrar que a poderosa "Fight The Power" (Public Enemy) foi feita para o filme Do The Right Thing (Spike Lee), ou seja, não obedece o critério estabelecido.

Não está em ordem de preferência, apenas enumerei.

As opções são muitas, sendo assim, mais pra frente faço uma "parte II".

"The Weight" da The Band no Easy Rider.
"Born To Be Wild" do Steppenwolf pode até ser a canção mais icônica do filme, mas é a sensacional "The Weight" da The Band que serve de trilha sonora para o momento mais tranquilamente aventureiro do filme.

"The End" dos Doors no Apocalipse Now.
Possivelmente um dos começos de filme mais sombrios da história do cinema. The Doors nunca soou tão bem quanto aqui. Obs: Wagner e sua ópera ficam para a próxima lista.


"Misirlou" do Dick Dale no Pulp Fiction.
Tarantino é um dos melhores diretores no oficio de escolher músicas para seus filmes. Adoraria ver sua coleção de discos. Dentre tantos momentos cinematográficos clássicos, escolho esse:

"Perfect Day" do Lou Reed no Trainspotting.
Uma das músicas mais bonitas de todos os tempos servindo de trilha para uma overdose de heroína. Brilhantemente antagônico.

"Tiny Dancer" do Elton John no Almost Famous.
De todos os momentos citados, este é o único em que a música é diegética (ou seja, ela "toca" dentro da cena). A melodia pop perfeita cantada a plenos pulmões num momento bonito deste divertido filme.

"Free Bird" do Lynyrd Skynyrd no The Devil's Rejects.
Uma família troglodita formada por assassinos cruéis vira símbolo de união e honra nesta cena final espetacular. Parcela disso é culpa deste hino do southern rock.


"Zarathustra" do Richard Strauss no 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Para finalizar, um clássico em todos os sentidos. Um dos momentos mais emblemático, exuberantes e delirantes da história do cinema.

Coloque nos comentários os seus momentos prediletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário