quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Big 4 tinha que ser Big 6

Por que existe o Big 4 do thrash metal? Por que não ser um Big 6? Esse post é na verdade um manifesto em favor de duas bandas espetaculares do thrash metal americano: o Exodus e o Testament.

Ambas pertencem a mesma época/cenário em que também participava os grupos do Big 4 (Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax) e as duas são tão relevantes quanto as outras, talvez não comercialmente (mas até ai o Anthrax não chega nem perto do Metallica), embora igualmente apreciadas pelos verdadeiros fãs do estilo. Veja o porque:

Exodus
Pergunte a qualquer headbanger que viveu a década de 1980 sobre o The Ultimate Revenge Combat Tour Live (1985) e você obterá declarações emocionadas sobre o mítico show envolvendo o Venom, Slayer e o subestimado Exodus. Foi do Exodus que saiu Kirk Hammett, o guitarrista solo do Metallica. A banda teve também na sua formação o cultuado vocalista Paul Baloff, além do Gary Holt, um dos melhores guitarrista do estilo, atual líder da banda e guitarrista do Slayer, substituindo o falecido Jeff Hanneman. Qualquer um que gosta de metal tem que conhecer os clássicos Bonded By Blood (1985) e Fabulous Disaster (1989). E caso alguém pergunte, a banda ainda hoje se mantém em forma, fazendo apresentações impecáveis e discos pesadíssimos, com destaque para o Shovel Headed Kill Machine (2005), que contém o Paul Bostaph (atual Slayer) na bateria.

Testament
De todas as bandas de thrash metal oriundas da década de 1980, o Testament talvez seja a mais técnica. Chuck Billy é um vocalista impecável e o Alex Skolnick um guitarrista muito acima da média, dono de ideias transbordam as barreiras do heavy metal. Paul Bostaph (sempre ele) já passou pelo grupo, mas hoje quem empunha as baquetas é o lendário Gene Hoglan (ex-Dark Angel, ex-Death). Escutar o Testament é entrar em contato com músicas extremamente bem feitas, executas impecavelmente e produzidas de forma moderna. The New Order (1988) e Practice What You Preach (1989) são os trabalhos mais aclamados da banda, mas ainda hoje o grupo lança verdadeiros petardos, vide o recente Dark Roots Of Earth (2012).

O thrash metal tem dezenas de boas bandas, em todos os lugares do mundo e de diferentes épocas (vide Sepultura, Korzus, Pantera, Lamb Of God, Kreator, Destruction, Death Angel, Overkill, dentre outras), mas é justamente do Big 6 americano a grande nata do estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário