sábado, 26 de outubro de 2013

TOP 5: Fases/Discos subestimados

Bandas duradoras passam por diferentes momentos. Tem a fase clássica, a mediana, a de riscos, de erros, a que ninguém lembra (já falei sobre isso, leia aqui) e a subestimada. É exatamente sobre essa última que falarei hoje. Sem enrolação, vamos a elas:

01: The Doors - The Soft Parade
Esse é o álbum menos aclamado dos Doors. Curiosamente, é também dos melhores. Pode até não ser tão urgente, vigoroso e influente quanto os primeiros, mas as composições, arranjos,letras e a execução de todos os membros da banda nunca esteve tão afiada. Mais uma prova de que o Doors é daquelas bandas que muitos dizem gostar, mas poucos escutam.

02: U2 - POP
O U2 pode ser acusado de muitas coisas, mas não de fazer discos ruins. Mesmo o famigerado POP (1997) tem um punhado de composições legais e ótima produção, que flerta diretamente com a música eletrônica. É sem dúvida a fase mais criticada da banda. Erroneamente, avalio eu.

03: Metallica - Black Album
Tudo bem, é a fase que eles definitivamente explodiram comercialmente, vendendo milhões de discos, chegando ao mainstream como nenhuma outra banda de metal. Como pode então ser subestimada? Acontece que entre o público fã de thrash metal, o disco é muito mal visto. É verdade que a produção é extremamente polida e as composições tem muito apelo comercial, mas quem disse que isso é ruim? Pode não ser a melhor fase da banda, mas tem momentos memoráveis.

04: Green Day - American Idiot
Em American Idiot (2004), o Green Day deixou de ser uma banda adolescente de punk rock com canções divertidas, para trabalhar em composições mais sérias, com ótimos arranjos e execução cuidadosa. Afinal, eles já eram adultos. Mas vivíamos o auge do tal "pop-emocore", aquele mesmo do Simple Plan. Ou seja, não adiantou fazer músicas boas. Os olhos pintados do Billie Joe e a cara de triste não caíram bem, então muita gente (principalmente aqui no Brasil) jogou a banda para o escanteio, colocando-os no mesmo saco das ditas bandas emos.

05: Guns N' Roses - Chinese Democracy
O mais polêmico da lista. Mas deem uma nova chance. Escutem o disco sem pensar no antigo Guns N' Roses. Não pensem na figura patética que o Axl virou. Não pensem na demora que o disco levou para ser feito. Apenas escutem. Pode não ser o máximo, mas não é essa porcaria que falam. É até mesmo ousada a influência do industrial no som do grupo. Fora que tinham excelentes instrumentistas nessa fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário