domingo, 29 de setembro de 2013

ESPECIAL MTV BRASIL: Os VJs

Fechando esse especial MTV Brasil, fica aqui minha homenagem aos meus VJs prediletos. Eles não somente me entreteram, mas também transmitiram muito do conhecimento de cultura pop. 

Fábio Massari
Honestamente não lembro tanto assim do Massari na MTV. Fui conhecer mais seu trabalho - como idealizador do livro sobre o Frank Zappa, textos e seus programas de rádio - posteriormente. Mas lembro que quando assistia o saudoso Lado B, ficava abismado como não conhecia nada e ao mesmo tempo gostava de tudo que ele mostrava. Recentemente, no seu especial para o retrospectivo My MTV, ele passou um clipe do Atari Teenage Riot que resume bem isso.

Gastão Moreira
O lado pesado da MTV. O responsável pelo lendário Fúria Metal (e posteriormente apenas Fúria). Honestamente, lembro de pouca coisa também, mas o suficiente pra despertar o interesse inicial pelo heavy metal. Deixo como clipe o sempre necessário AC/DC, banda predileta do Gastão. E já trago aqui uma novidade: o Gastão vai apresentar um programa semanal no YouTube chamado Heavy Lero junto do Bento Araújo, editor/criador da Poeira Zine. O programa vai ser dirigido pelo Edgard Piccoli, também ex-VJ da MTV. Promete!

João Gordo
O apresentador mais divertido da história recente da televisão brasileira. Ótimo entrevistador, engraçado, descarado e de carreira musical irreparável, tanto que é exatamente um clipe do Ratos de Porão que eu vou postar aqui.

Kid Vinil
Figura emblemática do rock brasileiro. Se para uma geração de punks ele foi fundamental devido as informações que compartilhava via programas de rádio, para mim ficou a imagem dele apresentado verdadeiros clássicos do "segundo escalão" do rock alternativo no Lado B. Lembro que foi num desses programas que eu conheci o Television. Talvez por isso sinta certo carinho pelo esquecido álbum Television (1992), que contém a ótima faixa "Call Mr. Lee", apresentada para mim pelo Kid.

Sabrina Parlatore
Tudo bem, ela podia não manjar grande coisa de música, mas era linda, simpática e chamava muitos dos clipes que eu mais curtia dentro da programação do Top 10. "Around The World" do RCHP é um deles. Era uma infância feliz.

Fica aqui também uma singela citação aos figuraças Cazé e Thunderbird, os engraçados Marco Bianchi, Paulo Bonfa e todos do Hermes & Renato, a linda Cuca e a apaixonante Luiza Micheletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário