sábado, 28 de setembro de 2013

TEM QUE OUVIR: Gong - Angel's Egg (1973)

O Gong é uma banda ímpar na história da música. Pelo grupo passaram alguns dos melhores instrumentistas das últimas cinco décadas, vide Steve Hillage, Kevin Ayers, Allan Holdsworth, Bill Bruford, Dave Stewart, Arthur Brown, além de seu enigmático líder Daevid Allen. A banda não tem uma nacionalidade específica. Alguns dizem que eles são franceses, outros ingleses, fato é que pertencem a cultuada cena de Canterbury. O som é uma mistura indefinida de jazz rock, rock progressivo, música psicodélica e space rock. Resumindo: para compreender o Gong é necessária a audição de vários discos, sendo o Angel's Egg (1973), a segunda parte da trilogia Radio Gnome Invisible, uma ótima porta de entrada.


"Other Side Of The Sky", faixa que abre o álbum, explora a gama infinita de sons que o Gong oferecia. Começa sendo um jazz, onde o saxofone do Didlier Malherbe é a peça fundamental, mas logo vira um som espacial, coberto pela pitoresca técnica do Daevid Allen na guitarra, chamada glissando, que consiste em usar um objeto metálico para produzir sons que se confundem entre o slide guitar e os sintetizadores.

O experimentalismo da "Sold To The Highest Buddha" se assemelha a um mantra jazzistico, enquanto "Prostitute Poem" é um jazz rock lisérgico que faria até mesmo o Frank Zappa ficar com inveja. As letras narradas pelo Daevid Allen são equivalentes ao surrealismo da capa do disco.

O cultuado guitarrista Steve Hillage - que fez parte do obscuro e excelente grupo Khan - se mostra não só um instrumentista de mão cheia, mas também excelente compositor, como pode ser percebido na sofisticada "I Never Glid Before", com direito a frases atonais e ritmos quebrados. 

Entre faixas curtas, arranjos ousados, instrumentação incomum e composições esquisitamente frenéticas, está a sensacional "Only Way", dona de melodias angulares estranhamente atraentes.

Não é sempre que ouvimos um grupo tão livre de barreiras quanto o Gong, talvez por isso a banda tenha se tornado tão cultuada e ramificada, ainda que caminhando sempre fora do grande circuito. Angel's Egg é uma brisa complexa e revigorante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário