domingo, 1 de setembro de 2013

ESPECIAL MTV BRASIL: Os videoclipes

Prestar homenagem para MTV e não falar dos videoclipes seria um equivoco. A emissora mudou a forma com que ouvimos música, dando a imagem uma importância que até então ela não tinha. Essa nova ferramenta apresentou uma diferente perspectiva para os artistas, sendo um braço importante para suas obras principais.

Sem mais delongas, irei comentar não os melhores ou mais emblemáticos videoclipes da história (não vai ter Michael Jackson), mas sim aqueles que mais me marcaram. Já citei alguns clipes num antigo post (veja aqui), mas outros ficaram faltando. Chegou a vez deles:

Green Day - Basket Case
O clipe era divertido e a música energética. Isso foi mais que o suficiente para me deixar - no auge dos meus 6 anos - alucinado.

Smashing Pumpkins - Tonight, Tonight
Em contrapartida ao clima descompromissado do Green Day, essa linda balada e espetacular videoclipe (baseado no filme Viagem A Lua) era o meu predileto nos momentos "introspectivos" da infância.

Faith No More - Epic
Porralouquice total. Na época só conhecia essa música e já adorava. Hoje o Faith No More é uma das minhas bandas prediletas.

The Prodigy - Breathe
Quando comecei a entender um pouco melhor o que rolava no mundo da música, o Prodigy era o grande grupo do momento. Lembro desse vídeo passando incansavelmente na programação da emissora.

Nirvana - Smells Like Teen Spirit
Evitarei chover no molhado não dando maiores explicações.

U2 - Stay
Uma das baladas mais subestimadas do U2. Alias, uma das primeiras memórias da minha vida é o meu pai comprando o Zooropa em vinil (que tenho até hoje).

Ramones - Pet Semetary
Os Ramones não foram importantes só em 1977. Em 1997 eles ainda despertavam o mesmo impacto em jovens - e crianças, vide eu - através de clipes como esse:

Beastie Boys - Sabotage
Clássico! Por mais que eu adore diversos artistas de rap, muito por conta dos clipes o Beastie Boys tornou-se meu grupo predileto do gênero.

Chico Science e Nação Zumbi - Maracatu Atômico
Sabe quando você não entende exatamente o que está acontecendo, mas aquilo bate de tal forma em você que é desnecessária qualquer análise? Pois então, eu posso dizer: eu vivi o auge da Nação Zumbi e do movimento Manguebeat.

Racionais MC's - Diário de um Detento
Ainda hoje um clipe/música/disco/grupo importantíssimo. Histórico.

Sepultura - Roots Bloody Roots
Só sei de uma coisa: eu adorava esse som. Por muito tempo - lembrando novamente, eu era apenas um pirralho - sequer tinha noção que o Sepultura era uma banda brasileira. Isso diz muito sobre a força/alcance da banda.


Skank - Garota Nacional
Para finalizar, aqueles que são provavelmente os primeiros seios que vi na vida. Vai dizer que isso não é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário