sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nile Rodgers: Gênio do POP

Já faz quase uma semana desde o último (e patético) VMA e as pessoas ainda estão fazendo piada sobre a apresentação da Miley Cyrus (como se alguém esperasse algo genuinamente interessante ali). 

Mas o que me chama atenção é que os mesmos que riram da ex-Hannah Montana, também não fazem a mínima ideia de quem é Nile Rodgers, o genial produtor/compositor/guitarrista que esteve presente na festa ao lado do Daft Punk (um dos poucos momentos relevantes do VMA). 

Ou seja, num português correto, foda-se a Miley Cyrus e sua dança esdrúxula semi-erótica feita exclusivamente para chocar (e incrivelmente conseguiu, palmas para ela, vaias para os corneteiros). Aprendam a dar atenção ao que realmente merece.

Por favor, sem "piadas" do tipo "parece o Djavan". Juro que já li isso umas 10 vezes no Twitter.

Esse (novamente) genial produtor/compositor/guitarrista americano nasceu no dia 19 de setembro de 1952. Entre doenças, vícios e polêmicas, Nile Rodgers arquitetou a música POP do século XX com suas produções e guitarras ultra swingadas. Quer exemplos? Tá preparado pra um caminhão de hits excepcionais? Então vamos lá!

Chic
A "grande" banda da disco music. O Chic é um dos poucos grupos da época que não soam datado atualmente. Embora eles fossem liderados pelo Nile Rodgers, seu parceiro, o genial baixista Bernard Edwards, não fica em segundo plano. Eis uma pérola de ambos:

Sister Sledge
A prova de que as melhores canções da disco tinham a mão de Nile.

Diana Ross
Diana, sucesso da cantora lançado em 1980, tinha a produção de adivinhem quem. A faixa de abertura do álbum é uma pedrada. 

INXS
Um dos primeiros hits produzido pelo Nile Rodgers fora da chamada "black music". A música é uma das mais legais do INXS e tem uma guitarra cheia de influência do próprio Chic.

David Bowie
Talvez a parceria mais emblemática do Nile. Entre inúmeros excepcionais trabalhos lançados pelo David Bowie, Let's Dance (1983) foi o mais rentável. É o melhor? Não. Mas tem como ignorar faixas como "Modern Love", "China Girl" e a própria "Let's Dance"?
É importante lembrar que enquanto as guitarras base ficaram a cargo de Nile, os solos foram executados por um ainda desconhecido Stevie Ray Vaughan.

Madonna
Quando Madonna conquistou seu reinado com o Like A Virgin (1984), adivinhem quem estava na produção. O primeiro grande disco da Rainha do POP.

Duran Duran
O subestimado Duran Duran lançou bons discos durante toda sua carreira, sendo que no ótimo Notorious (1986) tiveram a colaboração imprescindível de Nile. 

Daft Punk
O grande hit de 2013. A típica canção dançante que agrada a todos. Não importa se você é fã de rock progressivo, jazz ou apenas um ouvinte da rádio Jovem Pan, essa música é o pop perfeito feito para as massas. A volta da sonoridade disco arquitetada pelo grande mestre do estilo.


Mas lógico que nem tudo é obra-prima. Nile Rodgers falhou miseravelmente logo quando parecia que nada ia dar errado. Escute seu trabalho feito com Jeff Beck e Mick Jagger e comprove. É uma tristeza. Mas tudo bem, acontece até mesmo com os melhores.

Vale lembrar que sua biografia, Le Freak, é não menos que excepcional. Não deixem de ler. Não deixem de ouvir a obra do Nile Rodgers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário