quinta-feira, 18 de julho de 2013

TEM QUE OUVIR: Iron Butterfly - In-A-Gadda-Da-Vida (1968)

Seria possível uma única música tornar a audição de um álbum - para não dizer um grupo - indispensável? A resposta é sim, principalmente quando falamos do Iron Butterfly, banda seminal do rock psicodélico, que pode até não ter no clássico In-A-Gadda-Da-Vida (1968) o seu melhor desempenho, mas sem dúvida o mais emblemático. 


A tal música auto-suficiente é a homônima "In-A-Gadda-Da-Vida", interminável faixa que ocupa o lado B inteiro do vinil. A canção é formada por um riff apoteótico de guitarra pré heavy metal, timbre gigantesco de teclado e um longuíssimo (chega a encher o saco) solo lisérgico de bateria pré "Moby Dick".

Seu nome pitoresco significa "In The Garden Of Eden", só que pronunciado no "linguajar ébrio" do vocalista/tecladista Doug Ingle. A música tornou-se um hino do rock psicodélico, regravado pelo Slayer, sampleado pelo Nas e parodiado pelos Simpsons. Tudo isso proporcionou ao Iron Butterfly milhares de discos vendidos e o nome carimbado na história da música.

Apesar da grande relevância da canção título, comete um erro quem passa batido diante das outras faixas do álbum. Verdadeiras pérolas do rock sessentista formam o lado A do vinil, vide as fantásticas "Most Anything You Want", "My Mirage" e "Are You Happy", todas com excelentes linhas de baixo do Lee Dorman.

Rock, LSD e um hit estrondoso são mais que o suficiente para incluir In-A-Gadda-Da-Vida em qualquer discoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário