terça-feira, 18 de junho de 2013

TEM QUE OUVIR: Led Zeppelin - Houses Of The Holy (1973)

Em 1973 o Led Zeppelin era a maior banda do mundo. Seus shows eram enormes, os discos vendiam feito água e até a mídia musical, outrora agressiva nas criticas, começava a dar sinais de devoção. Após quatro anos de trabalhos intensos comprovando a competência do grupo, em seu quinto álbum eles tiraram o pé do acelerador e deixaram a música fluir de forma mais espontânea. Nascia mais um clássico, nascia o multifacetado Houses Of The Holy.



O disco soa muito mais descontraído que os anteriores, como pode ser conferido na cativante/explosiva "Over The Hills And Far Away". Além disso, a variedade de estilos é a característica mais forte do trabalho, vide que "The Crunge" é um funk inspirado em James Brown (ainda que com um synth à la Stevie Wonder), "D'yer Mak'er" um reggae, "Dancing Days" é puro rock n' roll envolvente com slides de blues e "No Quarter" um épico de arranjo progressivo, com direito a teclados magistrais do John Paul Jones.

O aprimoramento das típicas canções acústicas do Led acontece na lindíssima "The Rain Song", um dos grandes momentos do Jimmy Page como instrumentista e arranjador. Já o peso de sua guitarra inconfundível chama atenção no espetacular riff de "The Ocean", com direito ao groove troglodita do John Bonham.

Apesar de tantas grandes composições, nada é mais estraçalhante que a incrível "The Song Remains The Same", faixa que abre o disco. Sua introdução é impecável. O riff de Jimmy Page é violentamente rítmico e gigante em sua harmonia. O baixo de John Paul Jones é pesado e ultra melódico. Já o groove de John Bonham é insano, além de conter a profundidade sonora tão característica das produções do grupo (mais um mérito de Page). Mas isso tudo é apenas o primeiro minuto, que deságua na voz sensual de Robert Plant. Genial!

Esse brilhante álbum não é o maior clássico do Led Zeppelin e não necessariamente o melhor, mas é uma perfeita porta de entrada para quem ainda criminosamente não conhece a obra do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário