terça-feira, 11 de junho de 2013

TEM QUE OUVIR: Chic - C'est Chic (1978)

A disco music foi inegavelmente um grande sucesso no final da década de 1970. O estilo estava presente - ainda que de forma caricata -, nos filmes (vide Os Embalos de Sábado à Noite de 1977) e nas casas noturnas (inicialmente direcionadas ao público negro e gay, mas dali em diante frequentadas pela "alta sociedade"). Era definitivamente a trilha sonora de uma ainda jovem indústria da fama. Tais características tornaram o gênero mal falado com o passar do tempo, soando datado nos dias de hoje, algo como um "funk plastificado". Mas essa não é a realidade, vide o trabalho feito por grupos como o Chic, que entre tantas boas canções, lançou várias no ótimo disco C'est Chic (1978). 


Encabeçado pelo genial produtor/arranjador/guitarrista Nile Rodgers - que mais tarde viria a trabalhar com David Bowie, Madonna, Duran Duran e Daft Punk - o Chic conseguiu tornar-se referência em fazer disco music com qualidade e apelo comercial, vide a faixa "Le Freak" - inicialmente "Fuck Off", composta após Nile ser barrado no Studio 54 -, que fez bastante sucesso. Outro hit é arrojada "I Want Your Love", perfeita para o clima pansexual da época.

O groove arrebatador de "Chic Cheer" e "(Funny) Bone" se destacam não só pela guitarra ultra swingada do Nile Rodgers, mas também pelo baixo imponente do lendário Bernard Edwards e a bateria pesada do Tony Thompson.

Outras faixas que chamam atenção e mostram a riqueza do grupo são "Savor Faire" (uma balada instrumental de arranjo ultra sofisticado), "Happy Man" (um típico pop dançante que o David Bowie adoraria ter feito) e "At Last I Am Free" (com seu romantismo e vocal afiadíssimo).

David Bowie, Kiss, Rolling Stones, Queen, Gang Of Four, Bee Gees e diversas outras bandas beberam direta ou indiretamente da fonte do Chic, mas nenhuma delas superou o próprio grupo e seu C'est Chic. Um marco/clássico da disco music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário