segunda-feira, 27 de maio de 2013

TEM QUE OUVIR: Small Faces - Ogdens' Nut Gone Flake (1968)

Embora tenha feito pouco sucesso fora da Inglaterra, o Small Faces pode ser considerado o grupo mais representativo do movimento mod (perdão, The Who). Eram garotos britânicos de classe média, que se vestiam impecavelmente, tomavam anfetamina e eram diretamente influenciados pela música negra americana, principalmente blues, r&b e a soul music da Motown. Mas foi justamente ao deixar essas influências um pouco de lado e agregar a típica sonoridade beat inglesa e psicodélica ao som, que eles fizeram o maior clássico da carreira: Ogdens' Nut Gone Flake (1968).


A arte gráfica do disco merece menção especial, afinal, não é qualquer álbum que vem simulando uma embalagem de tabaco. Feita de lata, quando aberta continha papel para fumo e imagens psicodélicas. Estava dado o inicio a viagem.

A sinfônica faixa que nomeio o disco prepara o terreno para os primorosos arranjos que vem a seguir, vide a ótima "Afterglow Of Your Love", uma balada turbina em que Steve Marriott demonstra todo o seu poder de fogo vocal. Mas ele não é o único a esbanjar competência ao cantar, vide a performance de Ronnie Lane na intensa "Song Of A Baker", com destaque também para a bateria esperta de Kenney Jones.

"Rene" é uma quase trilha de cabaré feita por um londrino, com direito ao piano sacana de Ian McLagan. Já a espetacular "Lazy Sunday" fecha o lado A do vinil levando o título de hit psicodélico do disco.

Comandada pelo comediante Stanley Unwin e seu típico sotaque britânico, o genial lado B é uma opereta divida em seis partes: "Happiness Stan" é assombrosa em sua riqueza; "Rollin' Over" soa bastante pesada; "The Hungry Intruder" é psicodelicamente lúdica; "The Journey" tem um groove encorpado e delirante; "Mad John" e "Happy Days Toys Town" embalam a obra de forma coesa.

O disco foi um sucesso, mas assim como Sgt. Peppers dos Beatles, era impossível sua execução ao vivo devido os inúmeros detalhes de arranjos e as experiências de estúdio inseridas nas composições. Frustrado com os caminhos do grupo, Marriott deixa a banda e forma o Humble Pie. Já os membros remanescentes abrem mão do Small e formam o The Faces, somando força aos ex-Jeff Beck Group, Rod Stewart e Ron Wood. Mas tudo isso é história para um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário