terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TEM QUE OUVIR: Iggy Pop & The Stooges - Raw Power (1973)

Atitude, drogas, sexo e loucura. Talvez nenhuma outra banda retrate tão bem o espírito do rock n' roll quanto o Stooges, grupo encabeçado pelo problemático Iggy Pop. Ainda que a banda tenha lançado dois bons discos no começo da carreira, quando ainda eram oriundos da cena de Detroit, foi através da amizade com o David Bowie que os Stooges lançaram seu álbum melhor acabado (e ainda barulhento/caótico na essência). Falo do espetacular Raw Power (1973).


Logo na capa, numa foto tirada pelo Mick Rock, o olhar fixo e ameaçador de Iggy Pop - provavelmente com doses de heroína na veia -, embora fortemente influenciado pelo visual glam rock, não parece dos mais simpáticos. Mas é a guitarra absurdamente nervosa de "Search And Destroy" que traz a energia troglodita ao disco. Essa faixa/hino é o embrião do punk rock, o que levou a banda a ser posteriormente rotulada de proto-punk.

"Gimme Danger" é um dos momentos mais sofisticados do Stooges, ainda que a letra seja uma psicótica poesia junkie. O esporro volta a falar alto e se prolongar por todo o disco a partir da grosseiramente singela "Your Pretty Face In Going To Hell".

Além da presença de Bowie na produção, um fato que deixa Raw Power mais uniforme é a mudança na formação, que contava agora com James Williamson na guitarra e os lendários irmãos Ron e Scott Asheton na cozinha. Se essa formação não esbanjava virtuosismo com relação as bandas contemporâneas da época, em contrapartida tinha atitude de sobra, vide a voz intensa de Iggy em "Penetration" e a execução precisa do riff de "Raw Power".

A tentativa frustrada do David Bowie polir a sonoridade do disco na mixagem não ajudou em nada a opinião negativa da Columbia sobre o álbum, que achou tudo extremamente detestável e inacessível. Mas pode ter certeza, quando engravatados de uma gravadora acham isso de um trabalho de rock, é porque o resultado deu certo. O épico petardo "Death Trip" comprova isso, fechando maravilhosamente esse disco sinônimo de rock n' roll. Não por acaso influenciou e continua a influenciar gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário