quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TOP 5: Guitarra Fusion

Não sou jornalista e muito menos teórico. Sou apenas um amante da musica que tem a guitarra como grande paixão. Qualquer um que ame este instrumento, ora ou outra, acaba mergulhando neste oceano profundo que é a guitarra fusion.

Para quem não sabe, o fusion é, como o próprio nome sugere, uma fusão de estilos. Ficou bastante caracterizado ao estilo a fusão de jazz com o rock, mas ele carrega em si outras vertentes, como a música erudita, blues, country e até mesmo o heavy metal, como vocês poderão conferir ao escutar os guitarristas que selecionei neste post.

As composições aqui expostas não são das mais fáceis de se assimilar, mas o lance é escutar no seu tempo, deixando a música se comunicar no inconsciente. Um novo leque guitarristico certamente abrirá em sua paleta sonora.

Obs: mesmo que esses guitarrista sejam adorados por músicos, nada impede de um ouvinte comum gostar do som deles. Não caia nessa de "música pra músico". Sendo assim, boa audição à todos.

01 - Frank Zappa
Na minha modesta opinião, Frank Zappa é o pai da guitarra fusion. Antes mesmo do ícone do jazz Miles Davis lançar o clássico disco Bitches Brew (1970), Zappa apareceu com Hot Rats (1969), álbum quase todo instrumental, que funde naturalmente composições complexas com bagagem erudita, atitude rockeira e improvisações/fraseado jazzistico.

02 - John McLaughlin
John McLaughlin é o guitarrista por trás do já citado disco Bitches Brew do Miles Davis, que é tido por muitos como a fusão definitiva do jazz com o rock. É importante lembrar que Miles Davis flertou com outros estilos diretamente influenciado por Jimi Hendrix e grupos como Sly & The Family Stone e Funkadelic. Mas neste disco quem brilha na guitarra é John McLaughlin. Sua somatória de Gibson + Marshall foi extremamente influente, assim como suas palhetadas esmagadoras. Não deixe de escutar também seu trabalho com a Mahavishnu Orchestra.

03 - Jeff Beck
Eric Clapton era o mais bluseiro, Jimmy Page o mais rockeiro e o Jeff Beck o mais jazzistico. A abordagem jazzistica com pegada rockeira está presente principalmente nos geniais discos Blow By Blow (1974) e Wired (1976). Sua sofisticação melódica e técnica particular fizeram dele um dos principais guitarristas de todos os tempos.

04 - Allan Holdsworth
Allan Holdsworth é o mestre dos mestres. Apesar de não ser tão popular, influenciou nomes como Eddie Van Halen, Alex Lifeson, Joe Satriani, Steve Vai, John Petrucci, Mike Stern, Fredrik Thordendal, dentre outros. Seus timbres fora do comum extraídos dos SynthAxe, suas aberturas de acordes inimagináveis, as escalas exóticas tocadas com ligados alienígenas, fraseado típico de saxofonista e vibrato de violinista, formaram um monstro de sete cabeças impossível de ser imitado.

05 - Al Di Meola
Talvez o mais rockeiro deles. Sua palhetada ainda hoje assusta nomes como Zakk Wylde, John Petrucci e diversos outros guitarristas de heavy metal. Seu timbre é ultra pesado. Sua atitude é rockeira. O lado fusion do guitarrista fica evidente em suas frases, com forte influencias jazzistica, da música latina e do violão flamenco. Vou postar a minha música favorita da carreira solo do Al Di Meola, mas não deixe de conferir seu trabalho ao lado do Chick Corea, Stanley Clarke e Lenny White no grupo Return To Forever, uma das bandas seminais de fusion/jazz rock.


BONUS "MADE IN BRAZIL" - Faiska
Se o fusion é a fusão de estilos, poucos guitarristas se enquadram tão bem neste quesito quanto o Faiska, veterano sideman que já tocou com inúmeros artistas, de Chitãozinho & Chororó (inclusive gravando o clássico solo de "Evidências") passando pela banda Fábio Jr.. Seu trabalho solo é recomendado pra quem curte Jeff Beck e guitarra country.

Jimi Hendrix, Carlos Santana, Steve Howe, Robert Fripp, Larry Coryell, Ted Greene, Larry Carton, John Abercrombie, Harvey Mandel, Pat Metheny, Mike Stern, John Scofield, Bill Frisell, Steve Morse, Frank Gambale, Eric Johnson, Robben Ford, Scott Henderson, Steve Vai, Shawn Lane, Brett Garsed, T.J. Helmerich, Michael Lee Firkins, Greg Howe, Richie Kotzen, Jimmy Herring, Guthrie Govan, Wayne Krantz, Kurt Rosenwinkel e os brasileiros Toninho Horta, Lanny Gordin, Mozart Mello, Victor Biglione e Frank Solari, são alguns outros nomes que merecem citação por terem sido determinantes para o desenvolvimento da guitarra fusion, sejam por suas composições, improvisações, técnicas, timbres ou fraseado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário