quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Reerguidos por David Bowie

David Bowie, além de artista genial, foi também parceiro de vários outros personagens importantes da música. Ao contrário de alguns, que se aproveitam dos companheiros quando estão em baixa, Bowie ajudou esses artistas a reerguerem suas carreiras. Veja os exemplos abaixo:

Mott The Hoople
Mott The Hoople foi durante muito tempo uma banda de segundo escalão. Todavia, sua composições eram suficiente boas para eles terem David Bowie como fã. Mas como o grupo não conseguia boas vendagens, a gravadora estava descartando a banda, a ponto deles mesmo desistirem enquanto grupo. Mas as coisas mudaram quando Bowie compôs "All The Young Dudes" e presenteou o Mott com a canção. A música fez sucesso e a banda atingiu o tão sonhado prestigio comercial.

Lou Reed
Em 1972, Lou Reed já havia deixado o Velvet Underground, lançado um fracassado disco solo e estava viciado em heroína. David Bowie então decidiu ajuda-lo na produção de seu novo disco, chegando até a ceder seu guitarrista, o talentoso Mick Ronson, para a gravação do álbum. Esse disco tornou-se o Transformer, maior clássico da carreira do Lou Reed.

Iggy Pop
A história de Bowie com Iggy Pop tem vários capítulos. O primeiro ainda na época dos Stooges, banda que até 1972 tinha lançado dois ótimos e influentes discos, mas de pouco retorno comercial. David Bowie então produziu o melhor disco do grupo, o bem resolvido (e ainda barulhento) Raw Power. Já em 1977, quando Iggy Pop estava ainda saindo da dependência da heroína, David Bowie ajudou na composição e produção do disco solo mais famoso de Iggy, o emblemático The Idiot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário