sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Prodígios da música

Neste 12 de outubro, Dia das Crianças, trago ao blog alguns talentosos artistas mirins. Não vou colocar aqui crianças japonesa de 9 anos tocando Chopin no piano (o que é sem dúvida impressionante, mas não é o perfil que decidi abordar). Postarei aqui prodígios que evoluíram e construíram carreiras artística sólidas.

Obs: Integrantes das Runaways, Def Leppard, Kyuss, Silverchair, Arctic Monkeys, dentre outros, não considero prodígios. Ainda que bastante jovens, todos já bebiam cerveja quando lançaram seus respectivos disco de estreia, então ficaram propositadamente de fora da lista.

Wolfgang Amadeus Mozart
Quem assistiu o filme Amadeus (1984) sabe do talento que o mais famoso compositor do classicismo demonstrava logo na infância, seja em composições próprias ou enquanto interprete, tendo como platéia a realeza europeia. Deixo aqui uma das primeiras composições de Mozart, feita quando ele tinha entre 8 e 10 anos, possivelmente com auxilio de seu pai, Leopold. Gênio.

Sidney Bechet
Ele é um dos maiores clarinetistas da história do jazz, tendo brilhado inclusive ao lado do Louis Armstrong. Mas o curioso é pensar que quando ele tinha apenas 10 anos, ele já trabalhava ao lado de grandes instrumentistas e orquestras da primeira década do século XX. Infelizmente, sem registros.

Frankie Lymon
Esse jovem cantor foi fundamental para o desenvolvimento do doo-wop e do rock n' roll quando era apenas uma criança, tendo alcançado popularidade e influenciando outros cantores da época. Infelizmente sua carreira entrou em decadência, originando depressão e vícios. 

Stevie Wonder
Fico sempre intrigado quando analiso a discografia do Stevie Wonder. É impressionante ver que seus melhores trabalhos, produzidos na primeira metade da década de 1970, foram feitos depois de mais de uma dúzia de discos lançados. Seu primeiro álbum foi lançado em 1962, quando o pequeno Stevie tinha apenas 12 anos. E aqui entre nós, o som já era de alto nível. Gênio.

Michael Jackson
Todos já conhecem a história: entre algumas porradas de seu pai e ensaios intermináveis com o Jackson 5, Michael Jackson tornou-se um dos grandes artistas da música pop de todos os tempos. A voz, a presença de palco, o senso melódico e as composições fizeram de Michael Jackson um dos maiores nomes da música negra ainda quando criança, tornando-o um dos artistas mais lucrativos da Motown. Um legitimo discípulo de Stevie Wonder.

Harley Flanagan
Ter passado a infância em meio aos punks do CBGB fez com que o Harley Flanagan quisesse ser um deles. E era. Logo ele formou ao lado da sua tia o grupo Stimulators, que ok, não era das melhores bandas do período, mas impressionava pelo vigor do jovem baterista, na época com 13 anos. Alguns anos depois ele montou o Cro-Mags, importante banda do hardcore novaiorquino. 

Björk
Quando a Björk era apenas uma fedelha islandesa de 12 anos, ela lançou um curioso disco homônimo. Longe da sofisticação que ela viria a explorar tempos depois, aqui ela aparece cantando faixas dos Beatles, Edgar Winter e, curiosamente, do já citado Stevie Wonder. Vale a pesquisa.

Andreas Varady
Recentemente surgiu nos EUA esse ótimo guitarrista que vem construindo boa reputação no mundo do jazz. Além de executar primorosamente standards famosos e improvisar com fluência, Andreas Varady também tem ótimas composições próprias. Essas qualidades levaram a ele a ser o mais jovem artista a estampar a capa da conceituada revista americana Guitar Player. Uma promessa que já virou realidade.

Eloy Casagrande
No Brasil tivemos dezenas de crianças talentosas, da Sandy ao excelente baixista Pipoquinha. Mas o caso que mais chama atenção é o do Eloy Casagrande. De participante de um quadro do Domingão do Faustão (onde ele tocava uma bateria de miniatura), ele se tornou um premiado instrumentista internacional, com passagens pela banda do André Mattos, Glória e atualmente Sepultura. Um currículo invejável pra quem tem apenas 24 anos. Sem dúvida um dos grandes bateristas de metal da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário