quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TOP 5: Bateristas prediletos

Para minha surpresa, hoje é comemorado o dia do baterista. Sem a menor pretensão de fazer um Top 5 definitivo de bateristas, listo aqui não os melhores, técnicos, influentes ou importantes, mas sim os meus cinco bateristas prediletos.

Antes gostaria de dizer que quando eu era pivete, bateria era meu instrumento preferido. Cheguei até mesmo a amassar algumas panelas influenciado pelo Charles Gavin (Titãs) e Charlie Watts (Rolling Stones). Embora esses dois músicos não tenham entrado na minha lista, fica aqui a minha homenagem a eles e outros tantos bateras que deixei de fora, do Buddy Rich ao Chris Adler.
Vamos a lista!

01 - Ian Paice
O subestimado baterista da minha banda predileta: Ian Paice do Deep Purpe. Quem já ouviu (espero que todos) a versão ao vivo de "The Mule" presente no disco Made In Japan sabe que ele é o cara. E o que falar das viradas maravilhosas presentes no clássico álbum Machine Head? Pegada, criatividade, técnica, groove e desenvoltura jazzistica. Ian Paice é a cara do Deep Purple.

02 - Bill Bruford
O maior batera do rock progressivo. Gravou clássicos do Yes, King Crimson, UK e teve passagem rápida pelo Genesis. Nada acomodado, trabalhou sempre para aperfeiçoar sua performance. Fez experimentos com timbres eletrônicos, polirritmias e recentemente desenvolveu um projeto ligado ao jazz.

03 - Billy Cobham
Um dos caras responsáveis pelo desenvolvimento do jazz rock. Trabalhou com Miles Davis (vide o disco Bitches Brew), lançou excelentes discos solos (Spectrum é um clássico) e fez parte do emblemático grupo Mahavishnu Orchestra. Pegada furiosa em levadas jazzisticas, sempre com muito groove, técnica e criatividade.

04 - Mike Portnoy
Seria mentir para mim mesmo não colocar o Portnoy na lista. Além de ser tecnicamente impecável, horas até exagerado, Portnoy é acima de tudo criativo. Seu trabalho no Dream Theater usando infinitas fórmulas de compasso e tocando tudo com naturalidade assustadora, fez dele um dos meus bateristas prediletos e ídolo de boa parte da minha geração.

05 - Dave Grohl
Estava em dúvida entre o Dave Grohl e o Lars Ulrich (eu sei, ele é tosco e chatão, mas gosto do seu estilo), mas decidi colocar o Dave porque ele fez brotar em mim recentemente o interesse de tocar bateria. Nada muito sério, apenas fazer barulho em alguma banda de cover, tocando clássicos do rock. A energia que ele passa tocando é fora do comum. Sua pegada é forte e suas frases altamente criativas, além de ter uma técnica bastante particular. Escute os trabalhos do Dave Grohl com o Nirvana, Foo Fighters (os 2 primeiros álbuns), Queens Of The Stone Age, Them Crooked Vulture, Killing Joke (disco homônimo de 2003), Probot e Nine Inch Nails (ele toca no With Teeth de 2005) e perceberá um grande baterista.

Não gostou da minha lista? Crie a sua e coloque nos comentários. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário