sexta-feira, 20 de julho de 2012

Grandes amizades na música

Hoje é "Dia do Amigo". Só para não deixar a data passar em branco, fiz uma pequena lista com grandes parceiros da música. Não coloquei integrantes que são da mesma banda - ai a lista ficaria infinita -, citei apenas aqueles que ao longo de suas respectivas carreiras, construíram interessantes trabalhos juntos e verdadeiras amizades.

Eric Clapton e George Harrison
Eric Clapton e George Harrison, dois dos maiores guitarristas da história, tiveram inúmeras parcerias musicais - da música "While My Guitar Gently Weeps" ao concerto para Bangladesh -, passando pelo vício em heroína e até ao "passe livre" da esposa (Pattie Boyd) dado ao amigo. Isso que é amizade.

Sammy Hagar e Michael Anthony
Sammy Hagar e Michael Anthony se conheceram no Van Halen. Quando Sammy Hagar foi chutado da banda, Michael Anthony ajudou o amigo tocando baixo em sua carreira solo. Agora, são parceiros no Chickenfoot. Ou seja, é uma amizade que se prolonga por três bandas e que causou tanta fúria/ciúmes no Eddie Van Halen, que o Michael Anthony ficou de fora da reunião do Van Halen.

Joe Satriani e Steve Vai
Quando Joe Satriani conheceu Steve Vai, presenciou um jovem interessado em música, mas que não sabia sequer trocar as cordas da guitarra. Satriani deu aulas para o Vai e o aluno aprendeu bem as dicas com o mestre. Os dois são hoje os maiores nomes da guitarra virtuose. Além disso, são parceiros de G3, projeto encabeçado por Satriani que reúne três guitarristas para turnê em conjunto. Advinha quem é o guitarrista parceiro do Satriani que mais participou do projeto?

Dave Grohl e Josh Homme
Ambos tocaram em duas das melhores bandas da década de 1990: Nirvana e Kyuss. Ambos são líderes de suas bandas atuais: Foo Fighters e Queens Of The Stone Age. Ambos tem projetos paralelos: Probot e Eagles Of Death Metal. Com tanta atributos e talentos em comum, ambos dão um pulo no projeto do outro. Mais recentemente, juntaram-se a um grande nome da história do rock - John Paul Jones, eterno baixista do Led Zeppelin - e formaram o sensacional Them Crooked Vultures.

Erasmo Carlos e Roberto Carlos
Sem dúvida uma das maiores parcerias em composição da música brasileira. Se Roberto Carlos foi até 1974 um cantor talentoso, Erasmo Carlos não ficava atrás com suas ótimas composições. Pena que o Roberto Carlos abandonou a parceria musical com Erasmo e caiu numa mediocridade profunda. Por outro lado, o Tremendão ainda hoje lança bons trabalhos e faz shows bastante consistentes.

Caetano Veloso e Gilberto Gil
Se Erasmo e Roberto são os alicerces da Jovem Guarda, Gilberto Gil e Caetano Veloso são as cabeças do Tropicalismo. Baianos de vanguarda e compositores de extrema excelência, lançaram diversos álbuns em parceria, criaram clássicos da música brasileira e são ainda hoje ousados e talentosos (principalmente o Caetano).

Nando Reis e Cássia Eller
Se Cássia Eller foi uma das melhores interpretes da música brasileira, o mesmo não pode se dizer do Nando Reis, que ao menos brilha em suas composições. Todavia, a parceria de ambos sempre pareceu transcender a música. Era bonito de ver os dois juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário