sexta-feira, 9 de março de 2012

Meus DJs prediletos do hip hop

Para minha surpresa, acabo de descobrir que hoje é Dia do DJ. Sem delongas, postarei alguns dos meus DJs prediletos de hip hop.

Todavia, seria injusto não reverenciar outros importantes disc jockeys que contribuíram para a popularização de diversos grupos/gêneros através de seus trabalhos em rádios ou boates, vide os lendários Alan Freed, Wolfman Jack, John Peel, Larry Levan, Frankie Knuckles, Ron Hardy, DJ Alfredo, Big Boy, Kid Vinil, os caras da Hot Mix 5, além de incontáveis artistas da música eletrônica, que prometo mencionar num post futuro.

Vale dizer que alguns desses DJs são, na realidade, mais conhecido como produtores ou mesmo beatmaker. Normal, no rap as funções se misturam e se confundem.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

DJ Premier, o maior.

Grandmaster Flash
Cria da escola jamaicana de DJs, Grandmaster Flash é conhecido como o primeiro sujeito a usar o toca-disco como instrumento musical, criando novas mixagens e popularizando o scratch. Sua influência pode ser sentida em todos os grupos de hip hop e até mesmo em outros instrumentista, como Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine. Um revolucionário.

DJ Kool Herc
Ao lado do Grandmaster Flash, um professor eterno para qualquer um que queira encarar as pickups. É o arquiteto de uma construção sólida.

Dj Jazzy Jeff
O DJ Jazzy Jeff, aquele mesmo que era amigo do Will Smith em Um Maluco No Pedaço, é um dos mais influentes DJs do hip hop. Suas qualidades técnicas levaram o rap a outro patamar. Definitivamente um virtuoso das pick-ups.

DJ Easy Lee
Talvez nenhum outro grupo de rap seja tão swingado quando o The Treacherous Three. Mérito do excelente Dj Easy Lee, dono de técnica apurada e groove precioso.

Prince Paul
O grande talento do Prince Paul está na escolha dos samples. Quer um exemplo? O clássico disco 3 Feet High And Rising do De La Soul. Do jazz passando pelo rock, disco music, funk, pop e soul, tudo vira uma narrativa colorida em suas mãos.

Jam Master Jay
Integrante do Run-D.M.C., Jam Master Jay é dono de produções pesadas, que fizeram dele o (talvez) DJ mais influente do hip hop. Sua interação com os MC's são uma escola. Fora que ele sempre soube escolher timbres poderosos.

DJ Premier
Sem dúvida um dos mais talentosos DJs/produtores do rap. Sua carreira inventiva com o Gang Starr e colaborações com diversos artistas, dentre eles Mos Def e Nas, carimbou definitivamente seu nome na história da música.

The X-Ecutioners
Um combo de DJs virtuosos, ligados tanto ao hip hop quanto a música experimental. X-Pressions (1997) é um clássico quando assunto é produção de hip hop.

Madlib (Quasimoto)
Um arqueólogo dos sons, que sabe buscar em fontes primárias a matéria prima para sua produções inventivas. Inquieto e instigante.

J Dilla
Após ter colaborado com Erykah Badu e Common, tornou-se um nome referência em produções instrumentais de hip hop. Um arquiteto dos beats. Infelizmente morreu muito cedo.

DJ Kl Jay
Quando o assunto é DJ de hip hop no Brasil, Kl Jay é o primeiro nome que vem em mente. E isso não só por fazer parte do mais importante grupo de rap do Brasil (Racionais MC's), mas por ser peça essencial para o sucesso do grupo. Fora que é um dos caras mais legais e acessíveis da música brasileira. Kl Jay é o cara.

Menção honrosa: DJ Babu, Easy Mo Bee, Just Blaze, Nujabes, Swizz Beatz, Pete Rock, Q-Tip, RZA, The Alchemist, dentre outros.

Parabéns a todos os DJs do mundo. Coloquem os seus favoritos nos comentários. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário