quinta-feira, 29 de março de 2012

Bandas "circenses/teatrais"

O dia do circo foi comemorado esta semana (27/03). Por esse motivo, decidi prestar uma homenagem citando algumas bandas que foram influenciadas pelas artes circenses, direta ou indiretamente. 

Para deixar o post mais abrangente, decidi colocar não só grupos influenciados pelo circo, mas também pelo teatro. Se preparem para performances ao vivo espantosamente sensacionais.

Antes é preciso lembrar a importância dos circos no Brasil, que serviam de palco para shows, principalmente na década de 60. Artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, Eduardo Araújo, Silvinha Araújo, Ronnie Von, Sérgio Reis, autenticas duplas sertanejas, dentre outros, faziam excursão pelo Brasil tocando apenas em circos. Imaginem agora o que seria da música brasileira sem os famosos picadeiros.

Screamin' Jay Hawkins
Apresentações energéticas, recheadas de canções explosivas executadas por um cantor lunático. Um perfeito retrato do que seria um circo de horrores.

Alex Harvey Band
Um dos pais do glam rock foi também um dos artistas mais singulares do rock. Carisma e energia eram quesitos obrigatórios nos shows da Alex Harvey Band.

The Crazy World Of Arthur Brown
Influencia obscura de diversos artistas (Alice Cooper, King Diamond, Marilyn Manson, Bruce Dickinson...), Arthur Brown é uma figura espantosamente única, capaz de despertar encanto de imediato.

Genesis
A figura do Peter Gabriel está diretamente ligada ao teatro, mas o humor de seus personagens e sua vestimenta esdrúxula remete instantaneamente ao circo.

Alice Cooper
Juntando filme terror com apresentações circenses, Alice Cooper redefiniu a forma de como entreter uma platéia. Até hoje seus shows são espetáculos aparte.  

KISS
Precisa falar algo? Apenas dê o play!

Alien Sex Fiend
Banda mítica de deathrock, com som bastante calcado no Bauhaus. Eles levavam a influência visual do Alice Cooper as últimas consequências. 

Secos & Molhados
Se no começo da carreira o figurino e as maquiagens do Secos & Molhados chamaram a atenção, com o tempo a música deste genial grupo passou a causar mais interesse. Encabeçado pelo talentoso João Ricardo e com a grande voz Ney Matogrosso, a banda não nega o lado teatral/circense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário