segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TOP 5: New Metal (Nu Metal)

Se tem uma vertente musical dentro do rock que é avacalhada injustamente é o new metal. Também conhecido como nu metal, o estilo incorpora o peso do thrash metal (vide Sepultura) com as letras desiludidas do grunge (vide Alice In Chains) e, algumas vezes, elementos do hip hop, como o canto falado, beat retos e a presença de DJs. Afinações baixas e dissonâncias também fazem parte da estética. Sem mais delongas, citarei aqui algumas bandas legais do estilo.

1 - Korn
O Korn é um dos precursores do estilo, sendo que o sucesso deles desencadeou em outras centenas de bandas com a mesma sonoridade. O grupo teve durante muito tempo como base os guitarristas Munky e Head, sendo que ambos construíam arranjos extremamente interessantes com intervalos dissonantes e peso típico das guitarras de 7 cordas. Além disso, a banda tem como membro o ótimo vocalista Jonathan Davis e o bom baixista Fieldy, que tem como característica extrair ritmos e timbres peculiares de seu instrumento.

2 - Deftones
Acho interessante notar que a maioria das bandas de new metal caíram no esquecimento e deixaram de produzir discos relevante, com exceção do Deftones. Mesmo com os problemas internos relacionados ao acidente do baixista Chi Cheng em 2008, a banda não deixou de produzir bons trabalhos, sendo que os dois últimos de produção ultra caprichada. A minha banda predileta do estilo, principalmente por juntar o peso das guitarras de 7 cordas com elementos melódicos herdados do trip hop. 

3 - Slipknot
Eu já disse pejorativamente inúmeras vezes e volto a dizer: "Os 20 malucos dos Slipknot não conseguem o peso dos três do Krisiun". Todavia, a banda tem músicas que mesclam brutalidade com boas melodias de maneira muito coerente. Além disso, por mais caricata que possa ser as máscaras que os integrantes usam, a ideia marketeira funciona muito bem, principalmente ao vivo.

4 - System Of A Down
Essa excelente banda ainda não lançou um único disco sequer ruim. O guitarrista Daron Malakian é uma máquina de riffs e o vocalista Serj Tankian tem um estilo de cantar que lembra muito o Frank Zappa (tanto fisicamente quanto "timbristicamente/melodicamente"). A mistura de metal com música folclórica da Armênia é ao mesmo tempo estranha, divertida e encantadora. Grande banda!

5 - Incubus
No meu modo de ver, Disturbed, Mudvayne, Helmet e Incubus são bandas bem legais, mas não são propriamente new metal. Todavia, como todas elas são chamadas de new metal e eu gosto muito de Incubus e não consigo pensar em nada melhor, deixarei eles aqui no ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário