domingo, 20 de novembro de 2011

Trilha sonora para o Dia da Consciência Negra

Como deixei explicito no título do post, hoje é Dia da Consciência Negra. Não vou e nem quero partir para questões políticas e sociais que envolvem o povo negro e suas lutas legítimas. Também não irei entrar no assunto de todos os estilos que os negros criaram e/ou desenvolveram diretamente. Tão pouco falarei do movimento black que aconteceu no Rio de Janeiro. Hoje o papo vai ser reto. São algumas canções que exaltam o orgulho de ser negro. Agora acomode-se (ou vá para as ruas) ao som de verdadeiras pauladas.


James Brown - Say It Loud, I'm Black & I'm Proud
Não teria como começar a lista sem essa música. O nome da canção já diz tudo (algo como: "Diga alto, eu sou preto e tenho orgulho"). O instrumental cheio de groove é de chacoalhar o esqueleto. Obra-prima da black music.

Billie Holiday - Strange Fruit
A espetacular versão da Nina Simone é talvez mais conhecida, mas a da Billie Holiday me emociona mais. As tais "frutas estranhas" que a música se refere eram os corpos dos negros linchados e expostos nas árvores em Indiana.

Nina Simone - To Be Young, Gifted And Black
Falando em Nina, não poderia esquecer essa pérola de uma das artistas que mais lutaram pelos direitos civis.

Nina Simone - Backlash Blues
Seja pela questão musical ou social, Nina Simone merece mais de uma música. Essa é uma paulada.

The O'Jays - Ship Ahoy
Trazendo na sonoplastia chicotes estalando e cordas duramente amarradas, essa canção dita o rumo épico do disco homônimo, que narra a vinda dos negros nos navios que cruzaram o Atlântico rumo a América. É a música funk/soul em de seus momentos mais progressivos e reflexivo.

B.B. King - Why I Sing The Blues
Por trás daquela doce guitarra e da personalidade divertida, B.B. King também era um cronista no racismo que sentiu na pele.

Max Roach - We Insist! (1960)
Vale lembrar que, no auge das lutas pelos direitos civis, o baterista Max Roach lançou o disco We Insist! (1960), com verdadeiras pauladas de cunho politico racial. Combativo desde a capa.

Charles Mingus - Fables Of Faubus
Seja na versão instrumental ou (mais explicitamente) na versão com letra, o que fica registrado é a inquietação de um artista que não se calou diante da politica racista do governador Orval Faubus, que impediu estudantes negros de irem a escola. 

Burning Spear - Slavery Days
Não se deixe enganar pelo som ensolarado do reggae. Essa música traz a tona o sofrimento de um povo duramente massacrado. 

Steel Pulse - Ku Klux Klan
Falando em reggae, a melhor banda do gênero de fora da Jamaica num hino de resistência. Isso numa performance calorosa. 

Public Enemy - Fight The Power
Afinal, o orgulho e a protesto devem sempre andar juntos. Clássico de uma geração via o grupo mais engajado do hip hop americano.

Wilson Simonal - Tributo a Martin Luther King
Encoberto pela sua polêmica envolvendo a ditadura militar, o engajamento politico de Wilson Simonal, principalmente com relação aos problemas raciais, foi esquecido. Um dos artistas mais populares da música brasileira.

Tim Maia - Rodésia
A base dançante quase esconde o conteúdo revolucionário da faixa, que chama o povo negro para a luta. Ótima canção.

Jorge Ben - Negro É Lindo
Uma das interpretações mais belas do Jorge Ben. Com direito a arranjo lindíssimo. Que groove, que beleza!

Dona Ivone Lara - Sorriso Negro
Falando em Jorge Ben, como esquecer dessa parceria com a gigante Dona Ivone Lara. O samba sempre proporcionando encontro históricos.

Gerson King Combo - Mandamento Black
Um verdadeiro hino. Todo o movimento black que invadiu o Rio de Janeiro na década de 1970 está representado neste post por essa obra-prima. A bateria e o baixo da música são uma aula de funk.

Rappin Hood - Sou Negrão
Nesta música temos o competente rapper Rappin Hood em parceria com a Leci Brandão em uma bela mistura de rap com samba. A letra cita vários ídolos negros da política, do esporte e das artes. A versão original feita pelo grupo Posse Mente Zulu (também do Rappin Hood) é de audição obrigatória.

Racionais MCs - Nego Drama
Já cantando por Seu Jorge e até mesmo Eduardo Suplicy, mas principalmente ecoado nas favelas de São Paulo, "Nego Grama" é um perfeito retrato da realidade em forma de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário