segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TOP 5: Os grandes feitos da MTV americana

A MTV americana é um dos maiores veículos jovem da televisão mundial. É também a matriz de outras emissoras que se espalharam pelo mundo. Ela é diretamente responsável pela popularidade de diversos estilos musicais. Para o bem ou para o mal, a emissora ditou os caminhos da música nas últimas três décadas. Postarei aqui algumas contribuições positivais que a emissora proporcionou para a música pop.


1 - Videoclipe
É verdade que, mesmo antes da MTV, alguns artistas já faziam filmes musicais, dentre eles Elvis Presley com "Jailhouse Rock". Mas fato é que a MTV popularizou os vídeos e isso moldou o conceito artístico de muitos músicos. Pra exemplificar isso, deixo esse ótimo clipe do Daft Punk, duo eletrônico impossível de ser desassociado de sua imagem.

2 - Michael Jackson
O "Rei do Pop" é o artista que teve a maior êxito comercial de todos os tempos, sendo a MTV uma das grandes responsáveis por isso. O disco Thriller traz a música homônima, que ganhou ainda mais força com a rotação diária de seu videoclipe, que por si só já é uma obra de arte excepcional. O sucesso de Michael Jackson jamais seria possível sem a forcinha da emissora.

4 - A popularização do rap
O que antes era uma música exclusiva dos guetos, tornou-se um dos maiores fenômenos de vendas da industria americana. Se a popularização do rap, conquistada com a ajuda da MTV, produziu grupos/artistas horríveis que sequer merecem citação, outros excelentes também ganharam espaço, vide Run-D.M.C., Public Enemy, N.W.A., Beastie Boys, Eminem, Jay Z, Kanye West, dentre outros.

3 - Ditando a moda
É inacreditável pensar que ainda tem quem se espante com o sucesso do Justin Bieber e Taylor Swift, sucesso esse que a MTV vem criando com diversos artistas/estilos primorosamente há mais de três décadas. Do glam metal (Skid Row e Guns N' Roses), passando pelo grunge (Nirvana e Pearl Jam), depois o britpop (Oasis e Blur), new metal (Korn e Limp Bizkit) e mais recentemente o indie rock 00's (The Strokes e Arctic Monkeys), isso tudo paralelamente ao pop descartável de boybands e cópias ilegítimas da Madonna. A MTV definitivamente ainda possui o controle da música mainstream.

5 - Unplugged
A série de gravações Unplugged foi um sucesso de vendas nos EUA, dando a oportunidade do publico ver artistas em versões "desplugadas". Entre os shows mais famosos neste formato estão o do The Cure, R.E.M., Eric Clapton, Pearl Jam, Nirvana, Bob Dylan, Kiss, Alice In Chains e Korn.

Além da sua importância musical, a MTV contribui também para a moda, cinema e cultura pop geral. A emissora do Beavis and Butt-Head será sempre lembrada com carinho, ainda que cometa também atrocidades gigantescas em todas as áreas artísticas. Parabéns, MTV!

E para seus legítimos detratores, deixo esse pertinente hino do hardcore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário