segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A guerra, a música concreta e o alemão inquieto

Que a Alemanha é um país que passou por muitos períodos de terror em sua história muita gente já sabe. Todavia, o que poucos lembram é que a Segunda Guerra Mundial tem grande importância na história da música.

Com o país fazendo grande investimento no desenvolvimento tecnológico, abriu-se espaço para o nascimento de músicos de vanguarda, que viram em todos aqueles equipamentos de rádio uma ferramenta para suas criações musicais inusitadas e ambiciosas.

Se os franceses deram o ponta-pé inicial da música eletrônica com compositores do movimento de música concreta (Ex: Darius Milhaud, Pierre Schaeffer, Pierre Boulez, Pierre Henry, Edgar Varèse e Iánnis Xenáki) a Alemanha conseguir se destacar com apenas um compositor que encabeçou aquilo que era chamado de Elektronische Musik. Este compositor era Karlheinz Stockhausen.


Stockhausen foi um dos maiores gênios da música do século XX. Influenciou diversos músicos através de seu trabalho com diferentes timbres, estudos de relações harmônicas e pelas suas modulações do som. Dentre suas obras mais cultuadas estão Licht, Klang e outros diversos Estudos.

Sua obra é citada como influência para diversos artistas, dentre eles Ígor Stravinsky, Frank Zappa, Miles Davis, Richard Wright (tecladista do Pink Floyd), Björk, Radiohead e até mesmo o maestro do tropicalismo Rogério Duprat. Outro músico que se diz muito influenciado pela obra de Stockhausen é o Paul MacCartney, inclusive, o gênio alemão é uma das personalidades na famosa capa de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Essa influência pode ser notada na música "Tomorrow Never Knows", onde microfonias e sons invertidos se unem a citara indiana e ao rock psicodélico do grupo.

É preciso que a obra de Stockhausen seja lembrada como uma das maiores conquistas da Alemanha, um país musical tão rico que ofereceu trabalhos geniais que vão de Beethoven e Wagner até Rammstein e Oomph!. Prova disso é um estilo pouco conhecido no Brasil e bastante influenciado pelas loucuras de Stockhausen: o Krautrock, uma espécie de "progressivo alemão eletrônico". Mas isso é assunto para um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário