sexta-feira, 28 de novembro de 2025

ACHADOS DA SEMANA: The 5th Dimension, Mavis Staples, Agostinho dos Santos e Patrulha do Espaço

The 5th Dimension
Daqueles grupos que só conhecia pelo nome. E ouvindo uma compilação, chamou atenção como até uma banda de soul/pop americano se rendeu a psicodelia. Ótimas canções e performances. Se sua praia for sons dos anos 60, tem que conferir.

Mavis Staples 
Sou da geração que conheceu a Mavis Staples já sendo venerada ao lado de caras como Jeff Tweedy e Jack White, de modo que achei que tinha a obrigação de voltar onde tudo começou, Mavis Staples (1969), uma pérola do rhythm and blues/soul/gospel. O disco tem aquela sonoridade tão parruda quanto orgânica que só a música negra norte-americana da década de 1960 parece atingir. Desvendando a ficha técnica chegamos aos nomes de Barry Beckett, Steve Cropper, Al Jackson Jr., Isaac Hayes, dentre outros. Um luxo. Groove, alma, arranjos. Fora, é claro, a performance classuda da Mavis Staples. Lindo desde a capa. 

Agostinho dos Santos
Quando se deparar com uma lista das maiores vozes da música brasileira, certifique se há a presença do Agostinho dos Santos, caso contrário pode ignorar. Ouvindo seu álbum de 1966 - dono daquele design clássico da Elenco - fiquei novamente maravilhado. Timbre, afinação, dicção, interpretação… é tudo perfeito. Lamento não saber e não estar munido da ficha técnica, já que valeria mencionar o nome dos músicos (destaque para o baterista), arranjador e do técnico de gravação. Que gravação!

Patrulha do Espaço 
Por acaso cai no álbum Patrulha do Espaço Vol 4 (1983) e embarquei na audição. Claro, tem umas afetações rockeiras que acho besta, inclusive ao tratar com ironia a new wave em “Nihil Wave”. Muitas letras e trejeitos vocais são uma bobajada. Talvez fizesse sentido na época. Isso posto, instrumentalmente é um hard rock certeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário