quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Canções de engajamento ambiental

Dado os últimos acontecimentos de uma política que aniquila o meio ambiente em prol dos interesses do latifúndio - e digo isso sem qualquer traço de hippismo pequeno burguês, mas com indignação devido o entreguismo de nossas terras para uma produção agrícola sem retorno real para os setores mais pobres da sociedade -, selecionei algumas canções que levantam a bandeira da ecologia.

Nossas já afetadas florestas, animais e povos indígenas não podem ser o novo Museu Nacional. O Brasil não pode ter sua identidade queimada em prol de interesses estrangeiros.

Antonio Vivaldi - As Quatro Estações
Começando do início, vale lembrar que muitos compositores eruditos tiveram a natureza como fonte de inspiração. Beethoven e Schumann são exemplos, num claro deslumbre a vida bucólica alemã no campo. Mesmo Belá Bartók e Villa-Lobos traduziram para suas obras essa paixão. Mas ainda antes, o italiano Vivaldi fez As Quatro Estações, um dos concertos mais famosos da história da música. É uma ode à natureza. 

Aerosmith - Nobody's Fault
Uma música de teor ambiental não precisa ser enfadonha ou panfletária. Eis aqui a abordagem do tema numa boa canção de hard rock do Aerosmith.
"Terras sagradas estão sendo destruídas, pássaros começam a migrar... Olhos estão cheios de cobiça... Tudo pega fogo".

Black Sabbath - Into The Void
Ainda que muitos associem o Black Sabbath a temas "satânicos", há muito de engajamento social nas letras (principalmente anti-guerra), incluindo chamada de atenção para os rumos da humanidade neste planeta.
"A poluição mata o ar, a terra e o mar. O homem se prepara para encontrar seu destino. Motores de foguetes queimam o combustível muito rápido. Subindo ao céu à noite tão vasto. Metal ardente atravessando a atmosfera. A terra permanece com preocupação, ódio e medo".

Chico Buarque - Passaredo
Embora o Chico Buarque use os pássaros como vítimas do homem, é possível incluir todos animais na farra predatória do ser humano.
"Te esconde, colibri. Voa, viúva. Utiariti, bico calado. Toma cuidado, que o homem vem aí".

Cólera - Deixe A Terra Em Paz
Em meio a cena punk brasileira muitas vezes ignorante e pueril, o Cólera sempre foi um sopro progressista.
"Tratores derrubando a Amazônia. Cama de ozônio, ferida sangrando".

Erasmo Carlos - Panorama Ecológico
Já ouvi falar que o Pelas Esquinas de Ipanema (1978) é o disco ecológico do Erasmo. Faz sentido, ao menos pelas faixas de abertura, "Silêncio da Aldeia" e "Verde". Sendo ou não, é um álbum erroneamente subvalorizado.
"Lá vem a temporada de peixes, trazendo garoupas suadas, piranhas dormentes, sardinhas inchadas, trutas desiludidas, tainhas abrutalhadas, baleias entupidas e lagostas afogadas, barracudas deprimentes e homens inteligentes".

Gojira - Global Warming
Os franceses do Gojira sempre manifestam preocupação com o planeta em suas músicas pesadíssimas.
"Sinto como se as geleiras fossem meus olhos, as montanhas fossem minha cabeça e meu coração é o oceano. E eu me sinto sozinho, porque está tudo errado".

Gorillaz - Plastic Beach
Plastic Beach (2010) é não somente um dos melhores álbuns do grupo liderado pelo Damon Albarn (se não "o melhor"), como foi certeiro e criativo ao trazer problemas ambientais em contraste com a luminosidade musical. A faixa homônima diz tudo.
"Mares escuros, vem a única baleia... Ela não sabe, é um Casio de plástico, numa praia de plástico, é um aterro de isopor no fundo do mar".

Jamiroquai - When You Gonna Learn?
Do ótimo álbum Emergency On Planet Earth (1993), uma faixa que trouxe não só o funk novamente as paradas de sucesso, mas também o engajamento ambiental. Marvin Gaye certamente foi uma inspiração em ambos os aspectos. 
"Vítimas de um mundo moderno, as circunstâncias nos trouxeram até aqui, o fim está muito próximo".

King Gizzard & The Lizard Wizard - Planet B
Uma prova de que o assunto é atual aconteceu hoje ao ouvir o novíssimo disco do King Gizzard, onde o tema ecológico rondeia diversas faixas, vide a paulada que abre o disco.
"A Terra é um verso em branco, último carro funerário, abra seus olhos e veja, não há planeta B".

Leci Brandão - Natureza
Apenas uma linda canção enaltecendo a natureza, seu cheiro e sabores. Isso num samba de clima brejeiro. A paz da natureza em forma de canção brasileira.
"Ê natureza, é tão bom, cheiro verde, cheiro de mato fascina".

Louis Armstrong - What A Wonderful World
Embora seja carne de vaca, é também uma das canções mais bonitas de todos os tempos. A música pode nos salvar do mal.
"Eu vejo árvores verdes, rosas vermelhas também... os céus tão azuis e as nuvens tão brancas... as cores do arco-íris... Eu penso comigo, que mundo maravilhoso".

Lou Reed - Last Great American Whale
Um dos maiores escritores da música popular em uma verdadeira paulada poética.
"Americanos não se importam muito com beleza. Cagarão num rio, despejarão ácido de bateria num riacho, assistirão ratos mortos serem trazidos pela maré e reclamarão porque não podem nadar".

Martinho da Vila - Tribo dos Carajás (Arauña Açu)
Uma singela aos índios do Xingu, respeitosos a natureza e diretamente atingidos pela agressão ao meio ambiente. 
"Respeitando o céu, respeitando o ar, respeitando os rios, e com medo do mar".

Maria Bethânia - Purificar O Subaé
Esse samba do Caetano joga holofote sob a poluição do Rio Subaé, um dos maiores da Bahia, há décadas contaminado pelo esgoto industrial.
"O horror de um progressi vazio, matando os mariscos e os peixes do rio, enchendo o meu canto de raiva e de pena".  

Marvin Gaye - Mercy Mercy Me (The Ecology)
Provavelmente por conta do nome, mas muito devido a excelência da composição, quando o assunto é ecologia na música, sempre lembro deste clássico do Marvin Gaye.
"Misericórdia, misericórdia... Óleos desperdiçados nos oceanos. Em cima mares e peixes cheios de mercúrio".

Midnight Oil - Beds Are Burning
Um hit dessa banda australiana que sempre colocou as questões ambientais no centro da sua composição. Inclusive o Peter Garrett chegou a ser Ministro do Meio Ambiente do seu país.
"Como podemos dormir enquanto nossos leitos queimam?"

Napalm Death - Point Of No Return*
Por trás de toda aquela pancadaria sonora e guturais incompreensíveis, há mensagens de grande valor nas composições do Napalm Death.
"Estupro sistemático da natureza, o lucro procede a necessidade, mantendo a estrutura econômica, rouba o fruto contudo não deixa semente".
*Obs: vale lembrar que Point Of No Return é o nome de uma importante banda straight edge brasileira e, como já abordei o tema do veganismo em outro post, ignorarei canções envolto a esse princípio, mesmo sabendo da importância fundamental desta ideologia para a defesa do ambiente.

Neil Young - After The Gold Rush
O Neil Young tornou-se um ativismo ferrenho da proteção ao meio ambiente - basta lembrar a vez que ele veio para o SWU não para tocar, mas para dar uma palestra sobre o assunto -, mas essa característica é marca de sua obrar desde sempre, vide a clássica "After The Gold Rush".
"Veja a mãe natureza fugindo".

Nuclear Assault - Critical Mass
Via um peso nocauteante, essa seminal banda de thrash metal alertou sobre o problema ambiental, deixando sua mensagem ainda mais incisiva.
"Outro derramamento de óleo, lixo atômico esparramado, morre outra floresta".

Paulinho da Viola - Amor À Natureza
O mestre do samba também compôs essa ode à natureza.
"Cinzentas nuvens de fumaça, umedecendo meus olhos, de aflição e de cansaço.... Flutua no ar o desprezo, desconsiderando a razão, que o homem não sabe se vai encontrar, um jeito de dar um jeito na situação, uma semente atirada, num solo tão fértil não deve morrer". 

Racionais MC's - Tempos Difíceis
Por trás da postura carrancuda, os Racionais sempre abriram os olhos para os problemas sociais mais sensíveis, inclusive o ambiental.
"Destruíram a natureza e, com certeza, o que fizeram em seu lugar jamais terá igual beleza. Poluíram o ar e o tornaram impuro, e o futuro pergunto confuso, como será?".

Ratos de Porão - Amazônia Nunca Mais
O Ratos de Porão está em tour atualmente comemorando os 30 anos do espetacular álbum Brasil. O fato das músicas "Farsa Nacionalista" e "Amazônia Nunca Mais" soarem mais atuais do que nunca não deveria ser motivo de orgulho.
"Miséria, queimada, devastação... Cuidado, se não, Amazônia nunca mais".

Raul Seixas - Peixuxa
Em 1975 o Raul já mencionava a poluição dos oceanos. Canção carismática, quase infantil.
"E quando eu olho, o mar com petróleo, eu rezo a Peixuxa que ele fisgue essa gente".

R.E.M. - Fall On Me
O R.E.M. sempre levantou a bandeira do ambientalismo em suas músicas. "Fall On Me" é um ótimo exemplo. Bela canção.
"Compre o céu e venda o céu, sangre o céu e diga ao céu, não caia sobre mim".

Spirit - Nature's Way
O Spirit dá voz a tão maltratada natureza nesta bela canção.
"É a maneira da natureza recuperá-lo... é a maneira da natureza dizer que algo está errado".

The Doors - When The Music's Over
Uma das grandes canções dos Doors. No meio de um devaneio poético do Morrison, ele incorpora o índio xamã e manifesta sua preocupação com a natureza.
"O que eles fizeram com a Terra? O que eles fizeram com nossa irmã honesta? Devastaram, saquearam, roubaram e morderam. Enfiaram navalhas ao amanhecer".

Tom Jobim - O Bôto
Um dos elementos mais brasileiros na música do Tom Jobim é o retrato que ele pinta da natureza tropical. Ele assumiu diversas vezes a influência da ecologia em seu trabalho. Da letra, a melodia, passando pelo canto dos pássaros, "O Bôto" é um claro exemplo disso.
"O corpo de um bicho deu na praia, e a alma perdida quer voltar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário