sexta-feira, 7 de junho de 2019

A semana em que o rock psicodélico chegou ao céu

Que semana foi essa! Perdemos numa tacada só Roky Erickson, Dr. John e Serguei. Discorrerei brevemente sobre cada um deles.

Roky Erickson é provavelmente o legitimo criador do rock psicodélico. Seu grupo, o 13th Floor Elevators, explorava sons viajantes antes disso tornar-se comum. O debut do grupo, lançado em 1966, é um clássico do gênero.

Embora o disco não tenha feito grande sucesso, "You're Gonna Miss Me" conseguiu chamar atenção do público. Também, não dava para passar indiferente diante de tamanha paulada, iniciada com um riff de guitarra estrondoso, recheada por berros uivantes dignos de um James Brown psicótico. E é justamente o Roky Erickson o dono de tal voz potente. 

Vale registrar que suas experiências com LSD, cogumelos, mescalina e o que mais pintasse pela frente, não terminou bem. Ao ser apanhado com maconha, teve que escolher entre ir pra prisão ou pra um manicômio. Escolheu a segunda opção e se deu mal. Entre choques elétricos e doses cavalares de amplictil, virou um zumbi atormentado por, segundo ele, "marcianos, demônios e outras aberrações". Infelizmente, o cobaia pagou alto preço por isso. Ainda assim virou uma lenda de Austin, tendo influenciado integrantes do ZZ Top, The Stooges, Ramones, Mudhoney, Jesus And Mary Chain, Butthole Surfers, Primal Scream (que regravou "Slip Inside This House"), Spiritualized, dentre outros.

Já o Dr. John é um pregador de vodu encarnado por Malcom Robert Rebennack, um experiente músico de Nova Orleans que deixou de ser guitarrista para tornar-se pianista após um estranho acidente com um revólver que o impossibilitou de tocar o instrumento de seis cordas. O mundo ganhou não só um ótimo pianista com enorme bagagem blues/gospel, mas também um criador excêntrico.

Gris-Gris (1968), é um clássico da psicodelia. É difícil explicar a fusão de elementos no disco. Muito dos sons das igrejas de Nova Orleans estão presentes (vide "Danse Fambeaux"). Talvez um pouco do jazz das ruas e o funk tão enraizados na cidade (vide "Mama Roux"). Algo que mais parece a mantras indianos somados a elementos rítmicos da música cubana e etíope (vide "Danse Kalinda Ba Boom"). Doses cavalares de psicodelia atmosférica/espacial (vide "Gris-Gris Gumbo Ya Ya"). Uma viagem!

Anos mais tardes, músicos como Jason Pierce (Spacemen 3 e Spiritualized) passariam a idolatrar Dr. John, chegando a trabalharem juntos no aclamado Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space (1997). Escutem a épica jam transcendental "Cop Shoot Cop...". Vale lembrar também que o Dan Auerbach (Black Keys) produziu seu penúltimo disco solo, o ótimo Locked Down (2012). 

Enquanto isso, Serguei, aqui no baixo hemisfério, tomava ácido descontroladamente e trocava caricias com Janis Joplin, fato que fez dele uma figura folclórica. Suas sequelas e postura peculiar o tornou uma figura difícil de não simpatizar.

Seu trabalho musical ignorado, também apresenta bons momentos, vide o compacto O Burro Côr de Rosa / Ouriço (1970). Notem a semelhança com o famigerado "som de jarro" do 13th Floor Elevator. Serguei e Roky Erickson permanecem unidos e recebem Dr. John de braços abertos. Louvado Seja Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário