quinta-feira, 17 de julho de 2014

O que é que os albinos tem?

Hoje morreu Johnny Winter, lendário guitarrista americano de blues-rock. Mas não prestarei um tributo ao guitarrista aqui, já tem gente mais talentosa já fazendo isso (vide os posts recentes do Régis Tadeu e do André Barcinski em seus respectivos blogs). Farei na verdade um link do Johnny Winter com o trabalho de outros três talentosos músicos albinos:

Edgar Winter
Falando em albino e Johnny Winter, impossível não lembrar de seu talentoso irmão, Edgar Winter. Entre tantas boas faixas do seu repertório, não da pra deixar de citar "Frankestein", possivelmente a faixa instrumental de maior sucesso na história do rock, tomando como medida sua primeira colocação entre as mais tocadas da Billboard. Dave Grohl já chegou a dizer que essa foi a primeira composição que fez ele se interessar verdadeiramente por música.

Hermeto Pascoal
Talvez o maior nome da música instrumental brasileira. Fez de tudo: jazz, música experimental, baião, samba, "world music", choro, música radiofônica, acompanhou outros artistas... Hoje não só faz música, ele encarnou a música. Toca todos os instrumentos com a mesma desenvoltura e personalidade. Referência total para quem não quer ficar estagnado musicalmente.

Sivuca
Incrível a irmandade musical entre os albinos, tendo em vista que um dos maiores parceiros do Hermeto Pascoal foi o Sivuca, e isso vem lá da década de 1950. Ele tem as mesmas características de Hermeto, mas é mais pé no chão, embora não menos brilhante, tendo flertado de maneira mais sóbria com a música popular, sem ignorar seu approach erudito.

R.I.P. Johnny Winter, R.I.P. Sivuca. E vida longa e produtiva para Hermeto Pascoal e Edgar Winter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário