quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bandas/Artistas da Colômbia

Dando sequência na torcida contra a seleção da CBF, chegou a hora falar sobre os grandes nomes da música colombiana. Na verdade, não sei se esses são os "grandes" nomes de lá, mas foram os que mais simpatizei.

Obs: não tratarei de salsa ou cúmbia. Não conheço o suficiente para ser capaz de dissertar.

Parabellum
Começando de cara com um black-death metal para fazer Neymar e seus amiguinhos tremerem na base. Sujeira infernal capaz de assustar noruegueses.

Ekhymosis
Mantendo o peso, mas numa linha mais "convencional", temos o Ekhymosis. Embora seja de heavy metal, é um dos grupos mais populares da Colômbia. Em sua formação, um tal de Juan Estaban, que anos depois se lançaria em carreira solo atendendo simplesmente por Juanes (!!!). Pois é.

Masacre
Dethzão nervoso cantando em espanhol. Só por isso já vale conhecer.

Inquisition
Into The Infernal Regions Of The Ancient Cult (1998). Mais uma amostra de que o país tem uma verdadeira tradição no metal extremo. Esse aqui fica entre o tosco e o esquisito.

Hall Effect
Não conhecia, mas pô, essa banda já trabalhou com Phil Manzanera, então vale conferir.

Aterciopelados
Grupo muito legal. Na verdade um duo, que continha na formação a poderosa Andrea Echeverri e o talentoso Hector Buitrago. O som deles é bem versátil, trafegando pelo rock alternativo e pop rock. Recomendo o disco El Dorado (1995).

Bomba Estéreo
Esse grupo fez barulho na última década com sua boa fusão de cúmbia com elementos modernos da música pop estadunidense (principalmente dance e rap). É interessante.

Shakira
O pop latino enquanto produto de exportação. Nesse sentido é ultra bem sucedido. Fora que ela é maravilhosa. Na real, não fosse isso, acho que ela não ia tão longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário