terça-feira, 8 de julho de 2014

Bandas/Artistas da Alemanha

Dando sequência na torcida contra a CBF, chegou a hora falar sobre os grandes nomes da música alemã. Certamente o post mais fácil de fazer entre todos os países adversários da seleção de Neymar.

Richard Wagner
A escola da música erudita alemã é incomparável. Que outro país pode se orgulhar de ter compositores como Bach, Beethoven, Händel, Brahms, Carl Off, Strauss e Offenbach? Todavia, quando penso em compositor alemão, o primeiro que me vem à mente é o Wagner, o mestre das óperas. Sua dramaticidade e eloquência é não menos que majestosa. 

Kraftwerk
Influenciados pelo também alemão Stockhausen, o Kraftwerk deu luz a música eletrônica em formato pop. É clichê dizer isso, mas é verdade: eles são os Beatles da música eletrônica. Além de todo o prestigio, as músicas em si são realmente brilhantes.

Neu!
Tangerine Dream, Can, Faust... qual o grande representante do krautrock (vertente alemã que mistura rock progressivo com elementos de vanguarda)? Escolhi o Neu! por preferência pessoal. Sem esses nomes o David Bowie nunca teria sua fase Berlim.

Lucifer's Friend
Banda fundamental no desenvolvimento do heavy metal. Infelizmente, pouco lembrada até mesmo pelos fãs do estilo.
Gostou? Procure o Night Sun.

Scorpions
Talvez a banda alemã de maior sucesso comercial. Tudo que o Scorpions fez na década de 1970 merece audição. É hard rock de primeira. Uma escola de bons guitarristas.

Helloween
Uma das bandas mais influentes de power metal. Eu gosto? Não. Mas até aguento seu vocais estridentes, temas épicos e perfeccionismo técnico se o intuito for torcer para a Alemanha. É o auge do metal melódico.

Rammstein
Mais uma vez o rock flertando com o eletrônico, só que aqui com uma pitada de perturbação jovem manifestada também na performance. Timbres sintetizados num caldeirão infernal. Curiosamente, é também acessível. Industrial dos bons cantado em alemão.
Gostou? Escute Oomph!.

Atari Teenage Riot
Uma das minhas bandas prediletas dos últimos tempos. É hardcore, é big beat, é noise, é alternativo... é doentaço!

Tankard
Sempre achei o thrash metal americano muito mais legal que o alemão. Os europeus são muito "duros". Todavia, bote um som do Kreator, Sodom ou Destruction e acabe com qualquer carnaval fora de época. E depois, para comemorar, abra um cerveja ao som dos beberrões do Tankard. A festa está feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário