Víctor Jara
Victor Jara foi um dos mais populares artistas chilenos. Fez música tradicional e virou cantor símbolo de uma geração contestadora que lutava contra o regime de Pinochet, tendo pago por isso com sua vida.
Violeta Parra
Assim como Jara, Violeta Parra desenvolveu uma carreira chamando atenção para os oprimidos. Sua influencia ultrapassou fronteiras - ainda que sua obra tenha forte pé na música folclórica chilena -, sendo regravada por gente como Milton Nascimento e Elis Regina.
Illapu
Representante da cultura andina, Illapu é o que há de mais autêntico na música folclórica do país.
Los Mac's
Um dos pilares do rock chileno. Seriam eles os Mutantes de lá? Tô forçando a barra, mas vale para efeito de comparação.
Los Jaivas
Com muitos anos em atividade, o Los Jaivas apresenta uma mistura peculiar de folk (ou música folclórica chilena) com rock progressivo. Sem dúvida uma das bandas que mais interessantes e peculiares do Chile.
Los Tres
Sofisticado melodicamente, harmonicamente e liricamente, Los Tres tem muito em comum com o rock argentino. Mais uma vez com forte traço da música tradicional do país, além de referências do rockabilly, rock alternativo e pop rock.
Pinochet Boys
Ainda estou a procura de uma país que não tenha punk rock.
Los Prisioneros
Uma das mais populares bandas de rock na América Latina. Enfoque total na new wave. Chega a ser um New Romantic atrasado. Mas apesar de toda euforia juvenil divertida, há um forte engajamento politico nas composições.
Pentagram
Além do Pentagram americano, criador do doom metal, vale também conhecer essa boa banda chilena de death/thrash metal.
Além do Pentagram americano, criador do doom metal, vale também conhecer essa boa banda chilena de death/thrash metal.
Produtor musical e excepcional/singular violonista. Sua técnica é incrível.
Lucybell
O que há de melhor no rock alternativo chileno. A língua tende a deixar as coisas meio cafona, mas os dois primeiros discos são bons.
Lucho Gatica
E um bolerão chileno para arrebatar com chave de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário