Imagine o Jimi Hendrix tocando bateria. E o Jaco Pastorius ao piano. Compartilho a opinião de que ainda que tais músicos não estivessem familiarizados com as técnicas e o fraseado de tais instrumentos, com algumas semanas de treino, coisa boa sairia.
Penso isso porque, acima de tudo, eles são músicos e transpiram musicalidade, independente da ferramenta que estiveram em mãos. Como prova disso fiz esse post, que traz artistas fora da zona de conforto, arriscando em outros instrumentos.
01: Stevie Wonder
Eu deveria não citar os gênios também! Esses não contam, se dão bem em qualquer instrumento.
02: David Gilmour
Gilmour, o eterno guitarrista do Pink Floyd, é também estudante de sax. O mais curioso é que ele diz não usar seu vocabulário de guitarrista quando toca sax, mas justamente o contrário. É possível encontrar também no YouTube o David Gilmour tocando bateria. Além disso, muito se sabe que várias músicas do Pink Floyd tiveram o baixo gravado não por Roger Waters, mas pelo guitarrista.
03: Flea
Bem que ele queria, mas o ótimo baixista do Red Hot Chili Peppers definitivamente não é um bom trompetista. Ainda sim, sua ambição resultou em um momento "curioso". E foi justamente no Brasil.
04: Billy Sheehan
Esse virtuoso baixista não deve em nada quando o assunto é técnica, mesmo quando passa para a guitarra. Todavia, seu fraseado/vibrato faz mais sentido no baixo.
05: Robert Trujillo
Kirk Hammett que se cuide, Trujillo é um animal também nas seis cordas. Sua técnica de baixista o transformou em um violonista de flamenco (ou quase isso). Que pegada sensacional!
05: Zakk Wylde
Zakk não só grava o baixo em alguns discos do Black Label Society, mas também é um pianista abusado que adora compor canções na linha do Elton John.
06: Kiko Loureiro
Kiko Loureiro, guitarrista do Angra, usa o piano para compor e vira e mexe acaba gravando as partes do instrumento em seus discos. E ele se sai bem.
07: Frank Zappa
Para fechar com chave de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário