Umas das fortes características de toda a carreira do Ozzy é de ter sido acompanhado por excelentes músicos. Se seu vocal não é dos mais primorosos, a banda de apoio compensa na parte técnica. Pelo seu grupo já passaram os excelentes bateristas Lee Kerslake (ex-Uriah Heep), Deen Castronovo (ex-Cacophony, atual Journey), Tommy Aldridge (Black Oak Arkansas e Whitesnake), Randy Castillo e Mike Bordin (Faith No More). Os baixistas Bob Daisley (ex-Rainbow), Mike Inez (Alice In Chains) e Robert Trujillo (ex-Suicidal Tendencies, ex-BLS e atual Metallica). Até mesmo o genial tecladista do Yes, Rick Wakeman, já deu uma força para o velho Madman.
Entretanto, o foco deste post, como ficou claro no título, são os guitarristas que acompanharam Ozzy ao longo de sua carreira. Vamos a eles!
Tony Iommi
Nada melhor que começar do início, com o mestre de todos que virão a seguir: Tony Iommi. Falar da carreira de Ozzy e não falar do Black Sabbath é um crime inafiançável. Iommi é uma lenda dos riffs endiabrados. Ele superou uma deficiência física (ele não tem parte de 2 dedos da mão da escala) e usou seu problema como motivação para criar um novo estilo, abaixando o tom das cordas, originando um som extremamente denso e sombrio. Um gigante da história do rock.
Randy Rhoads
Desde que me entendo por gente, Randy Rhoads é a "lenda incontestável, o gênio absoluto de toda a carreira do Ozzy". Não endeuso ele, mas a verdade é que o icônico guitarrista escreveu riffs e solos que mudaram para sempre a guitarra heavy metal. Com frases calcadas na música erudita e um timbre surpreendentemente pesado pra época, Randy consegui em apenas dois anos e três discos (sendo o Tribute um álbum ao vivo lançado cinco anos após sua morte) entrar no "Hall of Fame dos Guitar Heros". O álbum Bizzard Of Ozz é de audição obrigatória para qualquer guitarrista e fã de heavy metal.
Jake E. Lee
Um dos guitarristas mais subestimados do heavy metal. Ele escreveu riffs excepcionais e quebrou fronteiras técnicas do instrumento. O disco Bark At The Moon é uma aula de bom gosto e virtuosidade. Infelizmente, os problemas pessoais do Ozzy refletiram em sua carreira, derrubando o guitarrista, que não conseguiu obter o mesmo sucesso dos músicos anteriores.
Zakk Wylde
Zakk é um dos mais talentosos guitarristas da "atualidade". Dono de estilo próprio que une o peso do Dimebag com o rock sulista do Billy Gibbons, Zakk conquistou uma legião de fãs (e imitadores) espalhados ao redor mundo. Seus harmônicos já se tornaram referência e sua Les Paul com espiral um sonho de consumo. Além de ser o guitarrista que ficou mais tempo ao lado de Ozzy, conseguiu brilhar sozinho através do finado e saudoso Pride & Glory e do sempre competente Black Label Society.
Gus G.
Apesar de não ser tão bom/relevante quanto os anteriores, não poderia deixar de escrever sobre o atual guitarrista do Ozzy. Cansado dos porres do Zakk e da sonoridade cada vez mais parecida com a do BLS, Ozzy apostou numa cara nova e chamou o guitarrista do Firewind para gravar seu novo disco, o esquecível Scream. Gus G ainda não mostrou seu talento enquanto compositor com o Madman, já que quando chegou para gravar as guitarras as músicas já estavam prontas. Todavia, tem se mostrado muito competente na hora de tocar ao vivo. Veja o vídeo abaixo e comprove. (Obs: o playback do Ozzy é lamentável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário