sexta-feira, 14 de setembro de 2018

TEM QUE OUVIR: Elton John - Madman Across The Water (1971)

A música do Elton John parece aglutinar o bem comum. É o tipo de canção que simples donas de casa gostam (digo sem nenhum demérito), mas também o Kerry King do Slayer (não tirei essa informação do nada, ele já declarou isso). Dentre seus trabalhos mais representativos está o ótimo Madman Across The Water (1971).


Esse disco tem como principal característica reunir parceiros que elevam as qualidades do Elton John, a começar pelo seu escudeiro de composição, o letrista Bernie Taupin. É também o primeiro álbum com seu fiel guitarrista, Davey Johnstone. O percusionista Ray Cooper dá as caras, assim como o lendário tecladista Rick Wakeman. Já no baixo temos um revezamento entre Herbie Flowers e Dee Murray. Nada mal.

Se hoje o Elton John é um senhor de vida pacata, na década de 1970 ele parecia um tamanduá cocainômeno de perucas e óculos chocantes. Esse espirito rockeiro atrelado a um impressionante senso melódico, fez dele um dos maiores baladeiros da música pop. Após anos da ditadura da guitarra no rock, com ele o piano voltou a parecer cool.

A emblemática "Tiny Dancer" abre o álbum num nível extremamente elevado. É sem dúvida um dos melhores singles da época. Sua dinâmica crescente parece feita para cantar em grupo, situação retratada no filme Quase Famosos (2000), que trouxe a canção para uma nova geração. Clássico!

O arranjo de "Levon" faz dela uma das mais bonitas canções da música pop. Mérito do Paul Buckmaster. Claro, a interpretação apaixonada do Elton também colabora para isso.

O piano de "Razor Face" traz uma riqueza adorável a faixa. Ela é a única canção de rock n' roll que conheço com solo de acordeon.

Há um desenvolvimento quase progressivo na dramática "Madman Across The Water" (com direito a arranjos de cordas explosivo) e na sinfônica (e que lembra muito o que o Father John Misty faz hoje) "Indian Sunset".

Um dos grandes discos do Elton John e, porque não dizer, do pop, do rock, da música britânica... do que você quiser.

Um comentário:

  1. Antes de ouvir Madman Across the Water (1971), eu proponho o seguinte: favor NÃO comparar este trabalho de Elton John com os discos clássicos que vieram depois, como Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy (1975), símbolos do auge do astro pop inglês nos anos 1970. Isso aqui é uma outra época do cara!

    ResponderExcluir