quinta-feira, 9 de agosto de 2018

TEM QUE OUVIR: Joe Satriani - Surfing With The Alien (1987)

Alguns fenômenos musicais não devem ser ignorados. Dentre tantos, o dos guitarristas virtuosos que despontaram na década de 1980 é dos mais nichados. Suas músicas recheadas por palhetadas velozes, tappings e arpeggios não parecem fazer sentido ao "ouvinte comum". É aí que entra Surfing With The Alien (1987), álbum que alcançou o posto de 29º na parada da Billboard (no auge da indústria dos discos) e ficou 75 semanas entre os 200 mais vendidos dos EUA.


É interessante lembrar que até o lançamento deste trabalho, o Satriani tinha mais prestigio como professor de guitarra do que enquanto artista, tendo formado nomes como Kirt Hammett e Steve Vai, ambos naquela época já mais inseridos no mercado da música que seu mentor. Por outro lado, o sucesso de Surfing With The Alien foi tamanho que até o Mick Jagger recrutou o Satriani para a sua banda solo. Mais tarde foi o Deep Purple que sondou o guitarrista.

O que diferencia o Satriani de todos os outros shreds da época é o talento composicional do guitarristas para motivos melódicos. A balada "Always With Me, Always With Me" poderia facilmente ter sido gravada por uma cantora pop cafona do período, o que não tira o valor da composição. Melodia altamente assoviável e memorável.

A faixa que nomeia o álbum é um rock n' roll divertido em seu riff e tema, desencadeando em passagens virtuosas que fazem ainda hoje a cabeça de milhares de guitarristas ao redor do mundo. Já "Ice 9" e "Crushing Day"é daquelas trilhas sonoras perfeitas para embalar programas esportivos da hora do almoço, o que por si só demonstra a força interpretativa e composicional do Satriani, que vai muito além da técnica.

Mas nada é melhor que "Satch Boogie", um dos grandes registro de guitarra rock solo instrumental. O riff, o tema, o solo, a execução, o timbre, o desenvolvimento da composição... tudo é de uma excelência musical gritante. Vale dizer que é uma das poucas faixas onde a bateria não é programada, o que revela o baixo orçamento do disco e uma tendência de produção que se tornaria comum.

Por todos esses motivos este disco não deve ser ignorado por nenhum ouvinte. É um registro louvável de um músico talentoso que sacudiu estaticamente e comercialmente a música instrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário