sexta-feira, 3 de agosto de 2018

TEM QUE OUVIR: Afrika Bambaataa & Soulsonic Force - Planet Rock: The Album (1986)

Afrika Bambaataa é com razão citado frequentemente como um dos grandes personagens do hip hop. Seu ativismo frente a Zulu Nation mudou a rota do confronto fisico das gangues periféricas americanas, para uma disputa artistica envolvendo MC's, DJ's e breakers. Isso seria mais que o suficiente para escrever seu nome na história. Todavia, seu trabalho musical é tão amplo que transcende o hip hop.

Em 1982, Afrika Bambaataa & The Soulsonic Force lançou a faixa "Planet Rock", canção pioneira de toda a música electro. Sua produção pesada foi fundamental para o desenvolvimento da música house, do techno, trance, miami bass e rap em geral. Para nós brasileiros, é impossível não associá-la ao funk carioca (gênero decorrente do miami bass). A composição nasce a partir da apropriação de "Trans-Europe Express" do Kraftwerk somada a timbres esquisofrênicos do Roland TR-808, gerando uma obra-prima da dance music.

Lançado inicialmente como single, "Planet Rock" anos depois veio a fazer parte do disco Planet Rock: The Album (1986), um apanhado de canções lançadas pelo Afrika Bambaataa até então. E é justamente aí que brilham outras faixas.


Toda a cultura do DJ é elevada na dançante "Looking For The Perfect Beat". Já a produção de "Frantic Situation" é das mais absurdas do período. O visual, a postura e o trabalho musical do Afrika Bambaataa faz dele um discípulo direto do George Clinton. Isso fica evidente em "Renegades Of Funk".

Vale deixar registrado que esse disco tem uma das primeiras mixagens do Andy Wallace.

Mais de três décadas após o lançamento, Planet Rock: The Album se mantém como um marco da música moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário