quinta-feira, 1 de março de 2018

TOP 5: Bandas de rock no século XXI

Com a vinda do Foo Fighters e do Queens Of The Stone Age para shows no Brasil, surgiu o papo de que as duas são as melhores (e maiores) bandas de rock no século XXI.

Gosto de ambas. O Foo Fighters tem três ótimos discos (Foo Fighters, The Colour And The Shape e Wasting Light - detalhe, apenas um do século XXI) e uma porção de hits avulsos que proporcionam um bom material para os shows. Alias, show esse levado nas mãos de um líder carismático e de uma banda competente. Não tem muito erro, é o perfeito rock de arena.

Já o QOTSA tem três disco excelentes (Queens Of The Stone Age, Songs For The Deaf e ...Like Clockwork) e outros também muito legais. Sabem fazer show, mas não em arena. É uma banda para lugares menores.

Em comum, ambos os grupos são lideradas por caras talentosos e com espetaculares bandas no currículo que legitimam suas carreiras (Nirvana e Kyuss, respectivamente).

Dito isso, acho as duas bandas as melhores do século XXI? Não. Considero que tem artistas compondo melhor, tocando melhor e desafiando mais seus ouvintes.

Mas elas são as maiores? O Foo Fighters, pensando em alcance, pode até ser. Que outra banda de 20 anos consegue hoje fazer shows do Maracanã? Talvez o Coldplay e o Maroon 5. Entre essas, fico com o Foo Fighters. Todavia, o quão isso é importante? Para o Dave Grohl muito, mas para mim, tanto faz se é o U2, a Beyoncé ou o Foo Fighters que lota estádios, não vou ficar com a renda dos ingressos de nenhum show mesmo.

Para trazer um pouco de "embasamento", citarei cinco artistas/grupos mais bacanas que as duas bandas motivadoras do tópico.

Lembrando que me restringirei ao rock. Reforço isso porque, convenhamos, com a música pop e o rap estando num dos períodos mais criativos em termos de produção (veja minha lista de melhores discos de 2017 caso interessar), ficar procurando algo no rock é um tanto quanto bobagem. Mas vale pela brincadeira.

Wilco
Já escrevi tanto sobre a banda que me dou o direito de apenas citar. Caso não conheça, comece pelo ao vivo Kicking Television: Live In Chicago (2002). É espetacular!

Mastodon
Uma primeira década avassaladora. Depois andaram derrapando, mas no último disco voltaram a alcançar um bom pico de excelência. Muito sludge, stoner e flerte com o rock progressivo. Tende a agradar bastante os fãs de QOTSA.

Ty Seagall
Um dos sujeitos mais produtivos da atualidade. Agrada desde a molecada indie até o tiozões do classic rock. Tudo com muitas influências psicodélicas e do garage rock.

Swans
Aqui o caldo começa engrossar. Não são todos que vão conseguir adentrar a massa sombria proposta por essa veterana banda, hoje em seu auge. É denso, pesado, psicótico, abstrato e muito rico. Dê uma chance. Comece pelo The Seer (2012).

Death Grips
"Ai Juliano, mas Death Grips não é rock!". Se isso não é rock (claro, com elementos do hip hop e da música eletrônica) eu já não sei mais o que é. Seus discos são perturbadores e praticamente sem equívocos. Tende a maioria não gostar, mas sinto dizer, o problema está na maioria.


Menções honrosas (tem para todo os gostos): Radiohead (só não coloquei entre os 5 porque todos já sabem do potencial deles), PJ Harvey (gigante desde o inicio da década de 1990), King Gizzard & Lizard Wizard, Thee Oh Sees, Converge, LCD Soundsystem, Death From Above 1979, Old Man Gloom, The War On Drugs, Vampire Weekend, Courtney Barnett, Deaftheaven, Dope Body, Baroness, Gojira, Gov't Mule, Lamb Of God, Fleet Foxes, Arcade Fire, MGMT, St. Vincent, Ghost, Modest Mouse, Lightning Bolt, Bright Eyes e Metá Metá.

3 comentários:

  1. Bom tema! Concordo com os discos que citou do FF. Já QOTSA não consegue me agradar (bem diferente do clássico Kyuss). Embora considere o Queens uma banda tipicamente do séc XXI, enquanto o FF muito mais noventista, pois alguns de seus maiores discos estão lá.
    Mas são linhas tênues, e que sempre vêm à tona quando falamos em "quem seria o novo gigante do rock?". E esse "gigante", "maior" ou "melhor" pode ser em sucesso, capacidade de venda ou lotar estádios, influência, originalidade, mainstream ou underground, etc.
    Também tem o fator temporal: artistas de qualquer época mas que voltaram a surpreender a cena (talvez o que vc pensou com Swans ou PJ Harvey), ou artistas que de fato já alcançaram grande sucesso nos fins de 90, ou que apenas iniciaram em 90, mas surgiram para a cena após 2000, etc
    Eu colocaria no Sec XXI dois artistas com trabalhos nos fins dos anos 90, mas que aí sim concordo que explodiram após 2000: o MUSE, que acho uma banda fantástica, criativa, até complexa, contrastando com o estilão "arena"... e o JACK WHITE, para mim um gênio moderno, que reinou com White Stripes, os dois discos solo e diversos projetos instigantes. Assino embaixo também no Death Grips :)
    Já o heavy parece um mundo à parte, mas dentro dele o Mastodon parece ser, de fato, a unanimidade (se bem que, se aberto o critério 90/00, dava pra trazer junto Meshuggah, Dillinger, Devin Townsend, Opeth, Korn, SOAD, Rammstein e uma galera).
    No meu blog, em 2014, me restringi a arriscar tratar de grandes nomes da década atual (2010), entre consagrados e revelações, e não apenas rock. Já estou preparando uma "parte 3" para atualizar até 2018: https://thedaringartof.blogspot.com.br/2014/08/special-melhores-da-decada.html

    ResponderExcluir
  2. Ramiro, obrigado pelo comentário.

    Devo confessar que esqueci do Jack White. Concordo plenamente que ele é um dos artistas mais interessantes do rock atual. Isso se manifesta tanto no White Stripes, quanto na carreira solo. E digo mais, no Raconteurs, no Dead Weather e até mesmo produzindo a Loretta Lynn.

    Sobre o Muse, embora goste de alguns discos iniciais, acho que o trabalho dá banda tornou-se tão presunçoso que não consigo colocar na lista. Ficaria ali junto com o Coldplay e Maroon 5 (ok, o Muse é melhor que isso, mas pessoalmente deixei de me interessar).

    Já o Heavy Metal vive um de seus auges mesmo. Adoro Meshuggah, Dillinger, Converge, Opeth (que nem sei se ainda se enquadra em Metal, tendo em vista que estão cada vez mais progressivos, o que me faz lembrar também do Steven Wilson) e tantos outros. Qualquer uma dessas bandas poderia estar ali no meio.

    Já sobre a sua lista, entre os que podem ser citador dentro do rock (tendo vista que acho o trabalho da Janelle Monáe maravilhoso, mas não é rock), adorei você ter lembrado do Shining. Grande banda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Liberei mais alguns lá, se puder/quiser conferir. Abraço!

    https://thedaringartof.blogspot.com.br/2018/03/special-melhores-da-decada-3.html

    ResponderExcluir