quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

5 músicas do Rush, 5 músicas do Slayer

Mal começou o ano e duas bandas já anunciaram que estão pendurando as chuteiras: Rush e Slayer. Os dois grupos, se não no auge, ao menos acabam antes de perderem a dignidade.

Embora o Rush já desse sinais de seu fim - muito devido ao desinteresse do baterista Neil Peart em gravar novo disco e sair em longas turnês -, somente agora o guitarrista Alex Lifeson anunciou que realmente a banda acabou.

Já o Slayer - sem Jeff Hanneman e Dave Lombardo, embora brilhantemente substituídos por Gary Holt e Paul Bostaph - anunciou uma famigerada tour de despedida.

Deixarei uma pequena homenagem a esses dois grandes grupos, selecionando minhas cinco músicas prediletas de cada. Não necessariamente as melhores ou mais conhecidas, embora ache difícil fugir do óbvio.

Está em ordem de lançamento

RUSH
01: Anthem
Uma das minhas introduções prediletas do rock. Ainda mais próximos do hard rock do que do progressivo que vieram a fazer posteriormente.

02: A Passage To  Bangok
A banda, sempre considerada certinha e careta, num verdadeiro ode a maconha. Faixa curta perfeita para quem tem bode das canções longas do grupo.

03:  La Villa Strangiato
"2112", "Xanadu"... dentre tantas canções grandiosas/épicas do Rush, essa sempre foi a minha predileta.

04: The Spirit Of Radio
Um perfeito rock de arena

05: Limelight
O riff, a melodia, a letra, o solo de guitarra... tudo me agrada.

SLAYER
01: Angel Of Death
Talvez por uma questão geracional, fato é que não sou grande entusiasta dos primeiros álbuns do Slayer. Entendo a influência e acho as composições bacanas, mas nada mais que isso. Por outro lado, Reign In Blood é um dos discos da minha vida. Basta ouvir a primeira nota de "Angel Of Death" para meu corpo receber doses extras de adrenalina. Além do que, que outra banda teria a delicadeza de começar um álbum com a frase "Auschwitz, o significado da dor, a maneira que eu quero que vocês morram"?

02: Piece By Piece 
O que fazer após abrir o disco com uma faixa tão desgraçadamente feroz? Uma sequência tão arrasadora quanto.

03: Criminally Insane
Sempre que sento numa bateria é essa introdução que eu "toco".

04: War Ensemble
Uma das gravações mais viscerais que já ouvi. Fora que sempre me remete ao show do Slayer em que fui, onde o som do PA deu pane bem no meio da execução. Resultado: uma plateia ensandecida berrando o refrão acompanhada somente da bateria do Lombardo. Sensacional!

05: Disciple
Marcou minha adolescência. Gosto da letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário