sexta-feira, 3 de novembro de 2017

TEM QUE OUVIR: Fats Domino - This Is Fats (1956)

Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Little Richard são alguns dos mais aclamados precursores do rock n' roll. Entretanto, embora menos lembrado, Fats Domino é igualmente importante para as origens do estilo.


Fats teve impressionante sucesso na década de 1950, sendo uma das principais influências para caras como o Paul McCartney. Ele chegou a vender algo próximo a 65 milhões de discos (entre compactos e long play). Vale dizer que ele fez enorme sucesso inclusive na América Central. Seu LP This Is Fats, lançado em 1956, foi seu auge artístico e comercial, tendo sido crucial para a popularização e desenvolvimento do rock.

Esse assombroso sucesso se deve aos boogie-woogies contagiantes de "Blue Monday" e "Honey Chile", além das baladas dançantes "So Long" e "Poor, Poor Me", todas alimentadas por seu piano entorpecido, metais deliciosos e sua voz grave tão contida quanto expressiva. Fora "Blueberry Hill", um antigo standard que tornou-se definitivo na versão de Fats.

Símbolo de New Orleans, Fats Domino é o mais genuíno representante da primeira fase do rock n' roll. Sua música não perdeu o encanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário