quinta-feira, 25 de maio de 2017

TEM QUE OUVIR: Led Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971)

O que ainda não foi dito sobre Led Zeppelin IV? Nada. Por isso, só para deixar registrado, discorrerei brevemente sobre o álbum do quarteto inglês que definiu muito do que foi feito posteriormente no hard rock e heavy metal, reunindo hits radiofônicos que fazem parecer que estamos diante de uma coletânea.


Se o trabalho anterior do grupo focou em elementos acústicos e, de certa forma, experimentais, Led IV é muito mais direito ao ponto. A começar pela clássica "Black Dog", dona de riff envolvente do Jimmy Page, bateria pesada e "de freio de mão puxado" do John Bonham, além de pausas que deixam espaço para a voz sexy do Robert Plant, com direito aos berrinhos "oh yeah" e "hey baby" tão característicos.

Na sequência temos "Rock N' Roll", um ode ao estilo, de introdução voraz de bateria e refrão emblemático. A faixa só não é mais icônica que "Stairway To Heaven", um épico que passeia por linda introdução de violão (chupada de "Taurus" do Spirit), flauta doce, dinâmica crescente e um dos solos de guitarra mais emblemáticos da história. Oito improváveis minutos feito para as rádios.

Impossível também não mencionar as tolkianas "Misty Mountain Hop" - onde John Paul Jones rouba a cena tanto nos teclados quanto na poderosa linha de baixo - e a balada folk "The Battle Of Evermore". Mas o destaque acústico é mesmo a belíssima "Going To California", uma das mais doces canções do Led Zeppelin.

De sobra ainda temos a tribal "Four Sticks" - as duas baquetas em cada mão que Bonham usou para gravar a faixa justificam o nome da canção - e "When The Levee Breaks", um blues dark e reverberoso.

Além do repertório acima de qualquer suspeita, Led IV ainda traz como curiosidade a primeira utilização dos quatro famosos símbolos que representam cada integrante. Toda a mitologia por trás do grupo estava criada. A banda agora pertencia aos estádios.

Um comentário:

  1. Sem dúvida o quarto disco do Led Zeppelin é um clássico da música mundial, só acho estranho essa capa do velhinho camponês... Qual o significado?

    ResponderExcluir