segunda-feira, 20 de março de 2017

O QUE VER NO LOLLAPALOOZA?

Post dessa semana no Maria D'escrita

O festival Lollapalooza nasceu em 1991. Criado pelo Perry Farrell (vocalista do Jane's Addiction), o evento era uma saída alternativa ao "rock comercial". Foi lá que grupos como Pearl Jam, Rage Against The Machine e Nine Inch Nails tiveram o primeiro contato com um grande público.

Hoje, administrado pela grande Live Nation - empresa de entretenimento que agencia artistas como U2 e Madonna, além de ser dona de diversas arenas ao redor do mundo -, o Lollapalooza em nada representa sua proposta inicial. Ele já está completamente inserido ao mainstream.

A próxima edição do festival acontece neste fim de semana em São Paulo no Autódromo de Interlagos, lugar de difícil acesso feito para corridas de F1. Imagine se deslocar a pé naquele enormidade. Mas tem quem encare. Portanto, deixarei algumas dicas dos shows mais interessantes do evento.

Lembrando que os shows são televisionados, ou seja, uma boa opção para quem quer evitar o ingresso de valor proibitivo, o desfile do público "indie", fila pra banheiro, fila pra comida/bebida...


Rancid
Primeira vez no país (e provavelmente a última) dessa importante banda do punk rock noventista. Se nem todas as composições são boas, ao menos o grupo apresenta energia na execução e alguns bons hits, ora ou outra com uma bem vida dose de ska. E para melhorar, o Matt Freeman é um ótimo baixista.

The XX
Uma dos bons grupos do indie-pop atual. Os álbuns são bacanas. Todavia, o problema pode ser colocar o grupo em um grande palco de festival. O som deles pede algo mais intimista. A conferir.

Metallica
Lars não aguenta mais o tranco, as apresentações estão burocráticas e previsíveis, o som do grupo já não causa mais comoção... Mas ainda assim corre o risco de ser o melhor show do festival. Ao menos tão com disco novo para variar um pouco o repertório. Pra quem nunca viu ao vivo tende a ser legal.

Baianasystem
Não gostei tanto assim do disco do grupo, mas o hype entorno é tão grande que eu daria uma chance para ver ao vivo. Deve funcionar melhor que em disco mesmo.

Duran Duran
É nessas horas que me sinto um tiozão. Mas responda com sinceridade, algum outro grupo do festival tem composições tão boas pra montar um setlist quanto o Duran Duran? Eu aposto que não. Só o baixo do John Taylor em "Rio" já é melhor que o repertório todo do The 1975.

Cage The Elephant
Banda ok. Se não tiver rolando nada melhor no mesmo horário, dá para ver sem passar tanta raiva.

Catfish And The Bottlemen
O último disco deles é aquele tipico indie rock 00's que não me interessa, mas que tem seus bons momentos. Ao vivo não sei se funciona. Arrisque.

Jimmy Eat World
Recomendado só pra quem tem saudade do lado mais pop do emo 90's. Na época não era grande coisa, mas hoje pode até soar divertido

Silversun Pickups
O repertório nem é grande coisa, mas tem uma certa influência de Smashing Pumpkins que deixa a proposta um pouco mais consistente. Arrisque.

Céu
O show dela não costuma ser ruim. Mesmo com falhas vocais e repertório cada vez mais insosso, é um show atraente e bem amarrado.

Criolo
Nem vou chover no molhado. O show dele é bom, todo mundo já sabe.

De resto, a maioria ou não conheço (que raio seria Nervo e Oliver Heldens?!) ou recomendo passar longe (Strokes e The Weeknd). A escolha é de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário