segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TOP 5: Melhores baladas do rock (Parte II)

Há alguns anos atrás, fiz um TOP 5 "Melhores Baladas do Rock" (veja aqui). Tema variado que é, posto hoje uma "Parte 2".

Obs: se é TOP 5 e é "Parte 2", logo não é TOP 5! Todavia, não se apegue a problemática. O tema é vasto e merece tais trapaças. Se bobear mais pra frente rola até uma "Parte 3".

David Bowie - Life On Mars?
Bowie foi um gênio, inclusive na arte de compor baladas. Tanto que fiquei matutando entre "Space Oddity", "Heroes" e até mesmo a mais recente "Lazarus". Todavia, acabaram todas as dúvidas quando lembrei de "Life On Mars?", um clássico de arranjo de cordas exuberante, piano de Rick Wakeman, solo de guitarra pontual do Mick Ronson e letra surrealista. Para mim a canção mais emocionante do Bowie.

Velvet Underground - Sunday Morning
Uma caixinha de música com doce melodia se abre e logo a canção é tomada por um lindo arranjo de cordas e a voz suave do Lou Reed, como poucas vezes ouvida. Tão bela quanto a própria Nico. Nem parece que estamos falando da faixa de estreia da banda que aniquilou o sonho hippie.

Pink Floyd - Fat Old Sun
Tá certo, "Wish You Were Here" é linda, mas o Pink Floyd tem momentos ainda mais belos. Tome como exemplo essa doce balada de final apoteótico presente no famoso "disco da vaca". Um dos melhores momentos do David Gilmour. Me sinto privilegiado de ter visto a canção sendo tocada ao vivo por ele.

Big Star - Ballad Of El Goodo
Somada a beleza da canção com a história que beira a tragédia desta espetacular banda, não consigo ouvir "Ballad Of El Goodo" sem me emocionar. Nível de composição alto na "escala Beatles". Power pop maravilhoso.

My Bloody Valentime - Sometimes
Em meio a um emaranhado de guitarras distorcidas, que preenchem o espaço como se fossem blocos de cimento, eis que surge uma doce melodia vocal, de timbre etéreo, reverberando e encantando quem ouve com atenção. Completamente o oposto ao óbvio. Balada criativa e definitiva do shoegaze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário