quinta-feira, 2 de junho de 2016

Hinos feministas

A desigualdade entre gêneros é uma entre tantas armas de segregação do capitalismo. Por ser uma população volumosa, as mulheres operárias são as maiores vítimas dessa política que mina sua independência através do controle econômico e, até mesmo, de seus corpos.

Assim como fiz no passado, sugerindo músicas pautadas no combate ao racismo e a homofobia - isso sem falar em xenofobia, tendo em vista as múltiplas opções geográficas musicais que posto frequentemente -, trago aqui canções que podem servir de combustível - não que o próprio dia-a-dia já não sirva - para as conquista de igualdade entre os gêneros e pela ascensão da classe trabalhadora.

Nina Simone - Revolution
Figura atuante em defesa dos direitos civis, Nina propõe a revolução.
"estou aqui para falar da destruição, de todo mal que terá que acabar".

Aretha Franklin - Respect
Eu assumo que prefiro a versão do Otis, mas é fato que Aretha Franklin deu novo significado em sua interpretação majestosa à essa brilhante composição. Clássico!
"só peço um pouco de respeito quando você chegar em casa".

Betty Davis - Anti Love Song
Betty Davis faz a Madonna parecer uma puritana quando o assunto é liberdade sexual. Seu funk lisérgico é extremamente imponente.
"Você sabe que eu poderia possuir seu corpo também, não? Você sabe que eu poderia fazer você rastejar!".

Dolly Parton - Just Because I'm A Woman
Vista por muitos como um fantoche da indústria, Dolly Parton tomou a rédea das composições, gravações e carreira. Na década de 1960, no tão machista universo country, ela gravou essa música que aborda a maneira com que homens descartam as mulheres e minimizam suas atitudes erradas. 
"Meus erros não são piores que os seus só porque eu sou mulher".

Patti Smith - Gloria
Uma grande compositora numa canção que merece ser sempre citada. Cabe em qualquer reivindicação.
"Jesus morreu pelos pecados de alguém, mas não pelos meus".

X-Ray Spex - Oh Bondage, Up Yours!
Não é nenhum absurdo pensar na Poly Styrene e na Lora Logic como pilares da cultura Riot Grrrl. Esse single de estreia é um clássico do punk rock.
"Algumas pessoas pensam que garotinhas devem ser vistas e não escutadas. A minha sugestão: servidão, vá se foder!"

The Slits - Typical Girls
Uma faixa new wave contra o que a sociedade espera de uma garota.
"Quem inventou a típica garota? Quem está trazendo o novo modelo?"

The Raincoats - No One's Little Girl
Um dos primeiros grupos a se proclamar feminista. Kurt Cobain adorava.
"Eu não sou a menina de ninguém. Eu não sou porque não quero ser. Eu não quero estar em sua árvore genealógica".

Chaka Khan - I´m Every Woman
Assim como a disco music acolheu os negros e os gays, ela também foi determinante na inserção da mulher na cultura pop através da grande Chaka Khan.
"Posso sentir suas necessidades, como a chuva nas sementes... isso porque sou cada mulher, estão todas em mim".

Eurythmics - Sisters Are Doin' It For Themselves
Com Aretha, claro! Porque o pop tem que combater os fracassos morais da sociedade.
"esta é uma canção para comemorar a liberação consciente do estado feminino".

Joan Jett - Bad Reputation
Pura obra punk feita por uma das personalidades com mais atitude do rock n' roll.
"uma garota pode fazer o que quiser e é isso que vou fazer. Eu não dou a mínima para a má reputação".

Madonna - Express Yourself
Quem ainda não compreendeu a força pop que a Madonna tinha - verbo no passado mesmo - entre as mulheres, precisa rever sua obra.
"expresse-se, assim você pode respeitar você mesma".

Queen Latifah (feat. Monie Love) - Ladies First
Dá inclusiva cena Native Tongue, saiu essa maravilha do hip hop. As duas rimam demais.
"forte, pisando, suportando, movendo-se, rimando, cortando e não esquecendo, nós somos as únicas que dão a luz para a próxima geração de profetas".

Bikini Kill - Rebel Girl
Riot Grrrl na essência. Dá banda mais desafiadora e desbocada do estilo.
"quando ela anda, eu escuto a revolução".

Bratmobile - Shut Your Face
Riot Grrrl na essência. Com a melhor letra entre a influente cena musical.
"as meninas estão morrendo enquanto os homens estão mentindo, não é nada pra você, você não quer ouvir sobre isso".

Sleater-Kinney - #1 Must Have
Pedrada!
"Sempre haverão shows onde mulheres serão estupradas"

L7 - Fast & Frightening
O rock alternativo e seu grande representante feminino.
"...pegou muitos clitóris, não precisa de nenhum culhão".

Tori Amos - Cornflake Girl
Frutos dos anseios confessionais de meados da década de 1990.
"onde é que você colocou a chave, menina? E o homem com a arma dourada acha que sabe demais".

PJ Harvey - Rid Of Me
A mais talentosa artista do rock dos últimos 30 anos também tem seus momentos de fúria.
"Eu farei você lamber minhas angústias. Eu vou torcer sua cabeça até você dizer que nunca queria a ter conhecido".

Fiona Apple - Criminal
Uma ainda jovem Fiona Apple revelando toda sua angústia feminina.
"Quando uma garota magoará um garoto só porque ela pode".

Macy Gray - Sexual Revolution
O nome diz tudo.
"sua mãe mentiu para você, ela sabia o tempo todo assim como você e eu, que você deve expressar o que é tabu para você".

Beyoncé - Flawless
Símbolo pop da nova ascensão feminista. E cada vez melhor musicalmente.
"Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos".

Pussy Riot - Virgin Mary
Música nota 4. Atitude nota 10. Por mim tá valendo.
"Virgem Maria, Mãe de Deus, torne-se uma feminista".

Aracy de Almeida - O "x" do Problema
Composição de Noel Rosa que ganhou vida na voz de Aracy de Almeida. A canção narra a história de uma mulher "convidada" a largar a boemia.
"Você tem vontade que eu abandone o largo de Estácio para ser rainha de um grande palácio e dar um banquete uma vez por semana. Nasci no Estácio, não posso mudar minha massa de sangue". 

Elza Soares - Maria da Vila Matilde
Depois de tantas pedradas recebidas da vida, Elza Soares ressurge não só com um grande disco, mas como exemplo feminino.
"aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço e jogo água fervendo se você se aventurar".

Cássia Eller - 1º de Julho
Interprete das melhores que o Brasil já teve para uma letra não menos que bonita.
"sou minha, só minha, e não de quem quiser".

Dominatrix - Meu Corpo É Meu
Riot Grrrl brazuca.
"puta é aquele que se dá pra quem se dá sem o seu aval misógino, mas meu corpo é meu".

MC Dandara - Alcatraz
O funk carioca, como fruto da cultura popular, refletindo suas pendencias. Escute sem preconceito.
"desce do salto, segue a ladeira, sobe o morro, nem só de sonho vive o povo, vá que Alcatraz é lá".

Yandé Codou Sène - Gainde
Aqui o empoderamento transcende a letra (que sequer entendo), chegando ao ouvinte através da força interpretativa desta mulher que tão bem representa as griottes, cantoras da África Ocidental, principalmente do Senegal, que fazem de suas canções uma arma poética combativa. A isso se deu o nome de saaabi. Escute o álbum Night Sky In Sine Saloum (1997), para adentrar essa linguagem musical poderosa. Há inclusive percussões maravilhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário