quarta-feira, 11 de novembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Black Flag - Damaged (1981)

Precursores da cena punk rock californiana, o Black Flag penou para tornar-se um grupo estável. Após as formações com os vocalistas Keith Morris (posteriormente Circle Jerks) e Ron Reyes, um tal de Henry Rollins assumiu o posto e fez da banda uma das mais poderosas da história.


Demaged (1981) é o primeiro álbum do grupo, lançado após anos ralando nos palcos mais perigosos dos EUA. O debut foi lançado pela SST, selo extremamente influente fundado pelo guitarrista Greg Ginn. A produção ficou a cargo do icônico Spot.

Aqui o humor se faz valer em momentos de puro brilhantismo e sagacidade, vide a clássica "TV Party", perfeita pra cantar na adolescência com os amigos. Em outros momentos, é o discurso inteligente/agressivo de Rollins que toma a frente, como por exemplo em "Police Story".

Superando os clichês do punk rock, o subestimado Greg Ginn apresenta riffs cacofônicos e melodicamente estranhos, além de peso e velocidade que influenciaram diversas bandas de hardcore e thrash metal. Dentre tantos exemplos temos a espetacular "Rise Above" e as cacofônicas "Thirsty And Miserable" e "Damaged II" (até o Sonic Youth deve ter bebido desta fonte barulhenta).

Faixas como "Spray Paint", "Depression" e "Gimmie Gimmie Gimmie" (essa última de ritmo meio truncado) são puro hardcore em estado embrionário. A violência tanto sonora quanto de atitude fez com que os integrantes do grupo fossem considerados ameaçadores pela polícia, sendo seus shows constantemente vigiados.

Há ainda momento sonoramente aventureiros, vide a intensidade crescente de "No More", a estranha introdução de "Life Of Pain" (que sempre me remeteu a "The Dance Of Maya" da Mahavishnu Orchestra) e a sludge/grunge "Damaged I".

Anos depois o som da banda tonou-se ainda mais desafiador e complexo - ainda falarei sobre o espetacular My War (1984) nesta coluna do blog -, mas é exatamente o esporro de Damaged a preferência entre os fãs de punk rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário